Na quarta (4) celebramos o Dia Mundial dos Animais, uma data que serve como um lembrete crucial da necessidade de preservar todas as espécies e o meio ambiente que compartilhamos. A escolha do dia 4 de outubro tem origem na tradição cristã, pois é o Dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais e da natureza. No entanto, a importância dessa data ganhou relevância internacional em 1978, quando foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
Vila Velha é o município que mais tem se destacado na promoção do bem-estar animal e da Saúde Única. A cidade tem adotado um planejamento estratégico de destaque, visando melhorar políticas de atenção e cuidados com os animais.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, ressalta que uma das iniciativas pioneiras em Vila Velha foi a criação do Bem-Estar Animal (BEA), que obteve sua primeira Instrução Normativa Municipal em 2021.
“A instrução tipifica e oferece assistência veterinária a animais vítimas de maus-tratos graves ou em situações de extremo sofrimento. Além disso, a convivência com animais domésticos tem se tornado mais harmoniosa, incentivando o cuidado e a adoção de animais abandonados”, destaca Ricardo Klippel.
Segundo o médico veterinário e diretor do Bem-estar Animal de Vila Velha, Celso Christo, o conceito de Saúde Única reconhece a interligação entre a saúde dos animais, do meio ambiente e dos seres humanos, reconhecendo que todos compartilham o mesmo espaço e recursos. “Cuidando dos animais e do meio ambiente, também cuidamos da saúde humana, conforme comprovado pela Organização Mundial de Saúde”, explica Celso Christo.
Cabe ressaltar que o município também se destaca por resgatar e tratar animais em condições de sofrimento extremo, conforme critérios estabelecidos pela Instrução Normativa. Esses animais recebem tratamento veterinário, incluindo castração, e são disponibilizados para adoção.
Além disso, políticas públicas em fase final de planejamento visam a ampliação do atendimento veterinário, um projeto inovador de controle populacional, um novo contrato relacionado a animais de grande porte, além da continuidade das políticas voltadas para animais de todos os portes, incluindo o apoio ao resgate e manejo de animais silvestres.
POCA
O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) é uma das iniciativas de destaque em Vila Velha, que visa o controle populacional de cães e gatos, além de promover o bem-estar animal e a saúde pública. O programa tem como objetivo beneficiar aqueles que não têm condições de pagar pelo procedimento em clínicas particulares.
“A castração não apenas controla a reprodução descontrolada de cães e gatos, mas também oferece diversos benefícios para a saúde dos animais, incluindo a redução de problemas de agressividade e a prevenção de doenças como a Esporotricose e a Raiva”, explica o médico veterinário Celso Christo.
Em números, o município alcançou o posto de cidade de maior investimento no bem-estar dos animais, com os seguintes indicadores:
Denúncias
Para solicitar resgates ou registrar denúncias relacionadas a animais em situação de sofrimento, os munícipes podem entrar em contato pelo telefone 162 da Ouvidoria Municipal, ou nos links abaixo:
1 – SOLICITAÇÃO DE RESGATES OU AVALIAÇÕES: clique aqui
2 – RECLAMAÇÃO: clique aqui
3 – DENUNCIA MAUS TRATOS: clique aqui
4 – ADOÇÃO DE ANIMAIS: clique aqui
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom PMVVl \\ Rodrigo Elias)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMVVl \\ Divulgação)