Vila Velha: Prefeitura de Vila Velha inaugura nova escola de Educação Infantil

Nesta quarta-feira (27), às 7h30, a Prefeitura de Vila Velha irá inaugurar mais uma unidade de Educação Infantil, que resultará na criação de 224 novas vagas para atender a crianças na creche e pré-escola. Com um investimento que ultrapassa os R$ 2,2 milhões, a UMEI Maria da Penha Freitas Mauro (“Dona Pepenha”) contará com uma área construída de 873,99 m².

Localizada no Sítio Batalha, a estrutura da nova escola dispõe de pavimento térreo, pátio coberto e descoberto, parquinho de areia, cinco salas de aula, sala multiuso, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala dos professores, cozinha, despensa, banheiros acessíveis, entre outros ambientes.

A UMEI Dona Pepenha atenderá a um total de 10 turmas, divididas em cinco para cada turno: duas turmas do grupo de 2 anos por turno (totalizando 80 alunos), duas turmas de 3 anos por turno (totalizando 96 alunos) e uma turma de 4 anos por turno (totalizando 48 alunos).

Aline Scandian é mãe do Guilherme e já garantiu a matrícula do filho na unidade. “A gente mora na rua da escola e está muito feliz com essa inauguração. Como eu estou grávida, fica mais difícil me deslocar até outro bairro para levá-lo e buscá-lo. A nova escola veio em excelente hora, e o Guilherme está todo empolgado”, contou.

A UMEI Maria da Penha Freitas Mauro é uma das cinco creches previstas para serem entregues ainda neste ano. As outras unidades estão sendo construídas nos bairros São Conrado, Jabaeté, Jaburuna, além da ampliação do bloco 2 da UMEI Tia Nenzinha, em Divino Espírito Santo, ampliando assim o atendimento a crianças e famílias dessas regiões.

Com mais essa inauguração em Sítio Batalha, ao todo, desde 2021, a Prefeitura de Vila Velha entregou 15 novas escolas, sendo oito delas de Educação Infantil.

Cadastro

Os pais ou responsáveis interessados podem pleitear uma vaga efetuando o cadastro, que está sendo realizado de forma presencial na secretaria escolar da Tia Nenzinha, localizada no Divino Espírito Santo, bairro próximo ao Sítio Batalha.

Conforme Portaria da Secretaria Municipal de Educação n.º 068, estão entre os critérios de prioridade de matrícula: residir próximo à escola; prioridade para caso comprovado de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação com laudo médico; que tenha comprovação de ser mulher em situação de violência doméstica ou familiar; que tenha doença rara (Lei nº 6.792).

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Laiz Fidalgo)

(FT.\CRÉD.: Adessandro Reis \\ Divulgação)