​Vila Velha: Meias coloridas e outras ações marcam Dia Mundial da Síndrome de Down na escola

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, as escolas municipais de Vila Velha devem ganhar um colorido especial. É que as unidades participam da famosa campanha em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, em que alunos, professores e familiares são convidados a usarem meias coloridas, divertidas e descombinadas (“trocadas”, com um pé diferente do outro).

A iniciativa globalmente conhecida como “Lots of Socks” (que significa “Muitas Meias”) utiliza desse gesto simples para celebrar a diversidade e também chamar a atenção sobre a necessidade de se promover a inclusão. Orientadas pelo Núcleo de Educação Especial, as escolas deverão realizar ainda apresentações culturais, correio de mensagens, painéis, murais e diversas outras atividades sobre o tema.


Atualmente, a rede municipal de Vila Velha conta com 81 alunos com síndrome de Down matriculados. Trata-se de uma condição genética causada pela presença de um cromossomo 21 a mais. Apesar de algumas características físicas semelhantes, cada pessoa com a síndrome possui um ritmo de desenvolvimento e suas singularidades.

De acordo a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Alessandra de Aguiar, a campanha tem um impacto positivo para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar. “É um gesto simples, mas muito simbólico e visualmente atrativo. A proposta é voltar mesmo a atenção para o acolhimento das diferenças que nos cercam diariamente e nos integrar nessa diversidade”, afirmou.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Laiz Fidalgo)

(FT.\CRÉD.: Adessandro Reis \\ Divulgação)