No intuito de promover a inclusão social e esportiva entre os atletas de judô e pessoas com alguma limitação física ou intelectual, a Henkan Judô Inclusivo promoverá uma competição, sábado (13), das 8 às 12h, no Ginásio Municipal Poliesportivo Osvaldo Ruy, em São Torquato. O evento conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha.
A proposta do evento é utilizar o judô como uma poderosa ferramenta de interação entre crianças e adolescentes, típicas e atípicas (que possuem limitações cognitivas ou motoras – portadores de autismo, com síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência auditiva ou visual, entre outras limitações), ampliando ainda mais o relacionamento não só entre os atletas, como também entre seus familiares.
Será um festival inclusivo, com a participação de aproximadamente 200 atletas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e de toda Grande Vitória, apresentando demonstrações de atividades preparatórias para competições, apresentações de judô em dupla e em grupos, com a participação de crianças de 3 a 6 anos, de 7 a 10 anos e encerrando com apresentação dos judocas adolescentes.
De acordo com o organizador do evento, Erivanaldo Amaral (sensei Peri), as inscrições já estão encerradas. “Acreditamos firmemente que, unidos podemos ampliar os horizontes da inclusão, proporcionando bem estar em torno desta causa nobre. Todos os participantes serão premiados com medalhas. Além de se divertirem no pula-pula, na piscina de bolinhas e na cama-elástica, serão distribuídos pipoca e picolé para a alegria da criançada”, afirma o sensei Peri.
Esclarecimentos Jurídicos
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) também estará presente, com um estande para para prestar esclarecimentos jurídicos aos pais dos atletas, sobre os direitos das pessoas com deficiência, orientações sobre planos de saúde, entre outros temas relevantes.
O festival é uma realização da a Henkan Judô Inclusivo, uma escola referência no judô inclusivo, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha.
Serviço:
Festival de Judô Inclusivo
Data: Sábado (13), das 8 às 12h
Local: Ginásio Municipal Poliesportivo Osvaldo Ruy (Av. Anésio José Simões, s/ nº, São Torquato)
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Jaqueline da Hora)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)