A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha comemorou, nesta quinta-feira (16), o Dia do Gari com um café da manhã dedicado aos profissionais. A homenagem aconteceu na sede da empresa Localix, na Rodovia Darly Santos, em Novo México, que presta serviços à Prefeitura.
O evento reuniu mais de 500 funcionários. Entre eles estão profissionais da varrição de ruas, coleta de lixo domiciliar e seletiva, limpeza de canais e valas, lixo hospitalar, varrição, pintura de meio fio, roçagem e capina.
Na ocasião, 20 garis voluntários receberam um certificado de Honra ao Mérito pelos serviços voluntários prestados ao município de Mimoso do Sul, que recentemente passou por uma tragédia em função de um grande alagamento.
O prefeito Arnaldinho Borgo disse que se sente orgulhoso dos profissionais de limpeza de nossa cidade. “Vocês são o motor que faz com que nossa cidade seja uma das mais belas do Brasil. A cada dia que passa nossa cidade de Vila Velha está ficando mais limpa e organizada, graças ao trabalho de vocês”, destacou.
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, ressaltou a importância de celebrar o trabalho realizados pelos garis. “O Dia do Gari é justamente para comemorar o trabalho realizados por essa categoria tão importante para a cidade”, afirmou.
Homenagem
O coletor Jesiel Rodrigues Moreira, que também é o aniversariante do dia, contou que o serviço é gratificante. “É uma honra receber essa homenagem no dia em que comemoro o meu aniversário e sermos reconhecidos pelos nossos serviços prestados para a cidade”, disse.
A gari Maria Inácia lembrou que hoje as mulheres são mais reconhecidas. “Muita gente achava que era um serviço difícil para a gente, mas a cada dia mostramos a nossa força e a importância da gente contribuir para deixar a cidade mais limpa”, contou.
Claudinei Siqueira que trabalha de gari diariamente, agradeceu a homenagem. “Todos os dias cumprimos um grande desafio para deixar uma cidade melhor para todos viverem. Essa homenagem é muito importante para a gente continuar a todo vapor”, falou.
História
O termo gari, de acordo com a Lei que propôs a homenagem, surgiu em referência ao francês Pedro Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876.
No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o Dia do Gari.
Contribuição
A melhor forma de a população colaborar com o trabalho de limpeza da cidade é ser mais responsável com o próprio lixo, ter cuidados na hora de colocá-lo nas lixeiras, para os garis não se machucarem. Confira algumas dicas abaixo:
Materiais perfurocortantes devem ser descartados com cuidados para evitar acidentes. O vidro quebrado, por exemplo, deve ser colocado em caixas ou embalagem de leite e ser bem vedado.
Máscaras, luvas e lenços de papel não são recicláveis. Devem ser descartados com o lixo do banheiro, na coleta domiciliar.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Rodrigo Elias)
(FT.\CRÉD.: Adessandro Reis \\ Divulgação)