A Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Vila Velha concluiu a destruição de um bloco rochoso (pedra) que ameaçava atingir duas residências no bairro Cavalieri. No dia 29 de janeiro, durante uma forte chuva, a equipe da Defesa Civil foi ao local após ser acionada pelo Ciodes. Durante a vistoria os agentes constataram que o bloco rochoso apresentava sinais de movimentação.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, ressalta que a pedra era grande e que se ela rolasse poderia atingir as residências que estavam no caminho.
“Tínhamos que agir imediatamente. Primeiramente notificamos as famílias para saírem das casas, pois havia o risco iminente das duas propriedades serem atingidas. A obra foi emergencial para prevenir um acidente que poderia causar e, assim, contratamos a empresa que efetuou o desmonte da rocha. O investimento foi de R$ 7.499,00”, ressalta o secretário.
Segundo o diretor Operacional da Defesa Civil, Gilvandro Pinto, o lugar faz parte do Plano Municipal de redução de Risco (PMRR). “O local já estava catalogado como setor de risco 04, onde apresentava grande risco para os moradores. Realizamos um serviço preventivo no qual orientamos os moradores e ensinamos como devem agir. Esse contato prévio foi fundamental para evitar uma tragédia. Logo que os moradores perceberam o deslocamento da rocha nos acionaram”, afirma.
A moradora de uma das residências, Alda Apolinário da Silva, agradeceu a Prefeitura de Vila Velha pela ação rápida.
“No dia escutei um barulho e quando abri a porta já avistei a pedra. Fiquei assustada, com medo da pedra rolar e causar um acidente grave. A equipe da Defesa Civil agiu rápido. Fiquei uns dias na casa da minha mãe, mas agora já estou na minha casa e consigo dormir segura”, ressalta.
Pedra antes de ser removida
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Rúbia Medina)
(FT.\CRÉD.: Rúbia Medina \\ Divulgação)