Vila Velha: Dados de janeiro mostram que ​Vila Velha segue como líder de geração de emprego

Depois de se destacar entre os 78 municípios capixabas, por dois anos seguidos, como a cidade que mais gerou novos empregos no mercado formal do Espírito Santo, Vila Velha segue no topo deste prestigioso ranking, como líder em criação de novas vagas de trabalho no Estado, também em 2024.

De acordo com registros do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, que acompanha as contratações e demissões realizadas pelas empresas brasileiras, com carteira assinada – Vila Velha criou, em janeiro de 2024, um total de 1.001 novas vagas de empregos formais, na cidade.

Este número supera, com grande margem de diferença, o desempenho obtido por Vitória (com 618 vagas) e pela Serra (com 583), no mesmo período. Os dados do CAGED revelam ainda que, sozinha, Vila Velha respondeu por um total de 28% dos 3.600 novos postos de trabalho criados em todos os municípios do Espírito Santo, no primeiro mês deste ano.

O saldo de 1.001 empregos registrados no mercado formal de Vila Velha, em janeiro de 2024, comprova que houve mais contratações do que demissões neste período: foram 6.621 admissões e 5.620 desligamentos.

Recorde no estoque de empregos

O surpreendente resultado conquistado por Vila Velha resultou em um recorde de empregos na cidade, onde o estoque chegou a 112.932 trabalhadores empregados em janeiro de 2024: o maior da história de Vila Velha, desde que o Novo Caged foi implantado, em substituição ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) das empresas.

No início da atual gestão (em janeiro de 2021), o estoque de empregos em Vila Velha era de 96.151. Já em janeiro de 2022, este número subiu para 102.197, e um ano depois, em janeiro de 2023, chegou a 107.203. Já em janeiro de 2024, o mercado de trabalho canela-verde deu um novo salto e registrou um estoque de 112.932 empregos, o que representa um aumento de 5.729 novos postos de trabalho em relação ao mesmo período do ano anterior.

Setores

Majoritariamente, as novas vagas criadas em Vila Velha foram provenientes do setor de serviços, que hoje emprega um total de 61.612 trabalhadores com carteira assinada, com destaque para a área de saúde, cujo crescimento foi liderado pelas atividades hospitalares.

Outros setores produtivos também se destacaram na geração de empregos em Vila Velha. O comércio reponde atualmente por 31.136 postos de trabalho na cidade. Em seguida, vem a indústria, com mais 12.636 empregos, e depois, a construção civil, que emprega 7.416 trabalhadores em Vila Velha. Já as atividades agropecuárias – realizadas, em sua maioria, por pequenos produtores da agricultura familiar –, geram outros 132 empregos formais no município.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Cláudio Figueiredos)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)