A Biblioteca Municipal de Vila Velha, localizada na Prainha, ampliou seu acervo de livros em braile com a chegada de mais um título: a Bíblia completa, composta por 38 volumes, produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Este novo material estará disponível para os frequentadores com deficiência visual.
A entrega oficial dos volumes foi realizada em uma cerimônia no auditório da Prefeitura de Vila Velha, nesta segunda-feira (11). A coleção da bíblia em braile foi desenvolvida pela SBB na Imprensa Braile, integrada à Gráfica da Bíblia, localizada na sede da entidade em Barueri. O texto segue a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), buscando uma linguagem mais próxima do cotidiano brasileiro e, assim, acessível ao público com deficiência visual alfabetizado em braile.
“A bíblia em braile representa um importante avanço para a inclusão, garantindo que todos possam ter acesso a esse conteúdo de maneira compartilhada e democrática”, afirmou o diretor executivo da SBB, Rev. Erní Seibert.
O prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância da ação: “Trabalhar para melhorar as políticas públicas para pessoas com deficiência é garantir a inclusão. A Bíblia em braile representa a busca pela equidade em nossa cidade”.
“Além da Bíblia, o acervo doado à biblioteca inclui outras obras em braile como ‘Uma vida no escuro’, ‘Gato preto, gato branco’, ‘O livro sem figuras’, ‘A vida não é útil’, ‘O menino que descobriu o vento’, ‘Uma girafa e tanto’, ‘A árvore generosa’, ‘Clara dos anjos’, ‘Quem quer este rinoceronte?’, ‘O mistério do relógio na parede’ e o ‘Código de Defesa do Consumidor’, informa o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como secretários municipais e vereadores, além de representantes da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), entre eles o pastor Ricardo Oliveira, secretário regional da SBB para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo; o pastor Marcos Batista, promotor institucional da SBB RJ/ES; Carla Canuto, assistente social da SBB RJ/ES; e o pastor Paulo Pontes, presidente do diretório estadual da SBB no Espírito Santo.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Luiz Eduardo Neves \\ PMVV)
(FT.\CRÉD.: Edie Hallen \\ Divulgação)