Vila Velha: Adoção de animais e triagem para castração durante o projeto SuperAção

Neste sábado, o Bem-estar Animal da Prefeitura de Vila Velha realizará novo evento de adoção de cães e gatos, além de triagem para a castração gratuita de fêmeas de caninos e felinos. As ações acontecem durante o projeto SuperAção, no Parque Urbano de Cocal, no bairro Cocal. Também haverá vacinação antirrábica.

As vagas disponíveis fazem parte do Programa Operacional de Controle Animal (Poca), e, para participar, é necessário que o tutor leve os documentos e uma foto do pet, além de chegar ao local do evento, entre 8 e 9 horas, para garantir a senha de atendimento. Os animais devem atender a determinados critérios, como ter até 8 anos de idade.

O cadastro para a castração estará acessível aos animais pertencentes a moradores dos bairros que compõem a Região 2: Ibes, Araçás, Brisamar, Cocal, Darly Santos, Guaranhuns, Ilha dos Bentos, Jardim Asteca, Jardim Colorado, Jardim Guadalajara, Jardim Guaranhuns, Nossa Senhora da Penha, Nova Itaparica, Novo México, Pontal das Garças, Santa Inês, Santa Mônica Popular, Santa Mônica, Santos Dumont, Vila Guaranhuns e Vila Nova.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, explica que a castração dos animais é de grande importância para a cidade. “O Poca nos possibilita ter um maior controle populacional e redução dos índices de abandono de cães pelas ruas, além de prevenirmos a mortalidade e a proliferação de uma série de doenças”, informa.

Adoções

A gerência de Bem-Estar Animal informou que estarão disponíveis 20 animais, entre cães e gatos, todos castrados, vacinados e microchipados. Para receber a adoção, é preciso estar munido de um documento original com foto e CPF, para passar pela triagem.

Quem pode participar do Poca?

– Pessoas físicas classificadas como Sociedade Civil Não Organizada, ou seja, munícipes que possuem cães e gatos sob sua tutela e que possuem renda familiar de até três salários mínimos.
– Pessoas físicas classificadas como protetores de animais independentes, que possuem quantidade superior a três cães e/ou gatos, sem raça definida ou comprovadamente resgatados das vias públicas do município, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022.
– Pessoas físicas ou jurídicas classificadas como Abrigos de Animais ou Lar Temporário de Animais, que realizam a atividade de alojamento de cães e gatos resgatados nas vias públicas do município e estão invariavelmente localizados em Vila Velha, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022.
– Pessoas jurídicas classificadas como Sociedade Civil Organizada (ONGs) que possuem comprovadamente seu abrigo de animais localizado em Vila Velha, promovendo diretamente o bem-estar animal no referido município, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022.

Como acessar o CadÚnico?

– Aplicativo Cadastro Único ou no site Meu CadÚnico (Folha Resumo);
– No CRAS mais próximo a sua casa (sem agendamento/na recepção).

Poca

O Programa Operacional de Controle Animal (Poca) é regido pela lei nº 6.385/2020, pelo decreto nº 477/2021 e já contemplou 1.500 castrações de cães e gatos.
Os animais cadastrados passarão por avaliação médica da aptidão do animal, que será classificado como apto ou inapto à realização da castração, que é um procedimento anestésico/cirúrgico. Os exames pré-operatórios são indispensáveis para estimar a condição de saúde do animal antes do procedimento cirúrgico.
Os animais que estiverem aptos para castração serão encaminhados, com data e hora agendada, para a cirurgia. O procedimento cirúrgico será realizado pela equipe de médicos veterinários das clínicas veterinárias credenciadas no programa Poca.
Já os animais animais inaptos receberão um receituário contendo o tratamento adequado que deverá ser seguido rigorosamente e, após o período de tratamento, o animal será reavaliado para uma nova tentativa de realização do procedimento de castração.

Serviço
SuperAção em Cocal
Local: Rua dos Artistas, s/n
Horário: Das 8h às 14 horas
Data:  Sábado – 18/05

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Rodrigo Elias \\ Divulgação) 

(FT.\CRÉD.: Antônio Carlos \\ Divulgação)