Design sem nome (1)

Vila Velha: ​Ação de segurança fiscaliza empresas que compram fios furtados

Uma pessoa foi detida e mais de 88 kg de cobre foram apreendidos em um ferro-velho,  no bairro Darly Santos, em Vila Velha. A apreensão aconteceu durante a operação Vestum, deflagrada nesta terça-feira, que fiscalizou pequenas, médias e grandes empresas que compram fios furtados na Grande Vitória.

Ao todo 21 estabelecimentos comerciais, que eram investigados pela Polícia Civil, foram fiscalizados na Região Metropolitana pelas forças de segurança. Cinco deles foram em Vitória, três em Vila Velha, três na Serra, quatro em Cariacica, três em Viana e três em Guarapari. Mais de 300 kg de cobre e outros matérias como hidrantes foram apreendidos. Ao todo, seis pessoas foram detidas nos municípios de Vila Velha, Vitória e Guarapari.

A operação contou com apoio das Polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e das secretarias como Meio Ambiente e Posturas.
Vila Velha

Em Vila Velha, três estabelecimentos foram fiscalizados. No ferro-velho localizado em Darly Santos, os agentes encontraram mais de 88 kg de cobre. A proprietária não soube explicar a procedência do matéria e foi conduzida à delegacia pelo crime de receptação. O estabelecimento foi fechado pelos fiscais de Postura e de Meio Ambiente, da Prefeitura de Vila Velha.

Já o ferro-velho de Balneário, o proprietário não apresentou a documentação de liberação da Secretaria de Meio Ambiente. Ele foi conduzido à delegacia pelo crime ambiental, onde assinou um Termo Circunstanciado e foi liberado. E no terceiro alvo da operação em Vila Velha, os agentes não encontraram irregularidades.

A ação visa inibir os furtos de cobre pela Grande Vitória. “A venda de sucata não é ilegal. A ilegalidade acontece quando os empresários não apresentam as notas fiscais das mercadorias. Muitos estabelecimentos recebem mercadorias roubadas ou furtadas. Essas ações além de inibir o crime patrimonial, inibi o trabalho análogo a escravidão. Muitos custeiam a mão de obra barata na troca de cigarro e drogas”, revelou o Secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Major Rogério Gomes.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Rúbia Medina\\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)