Nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, os olhos se voltam para Viana, cidade que realiza o maior espetáculo da Paixão de Cristo do Estado. Em um cenário de magnitude e emoção, a comunidade se une para recriar desde a criação do mundo até os vendilhões do templo, no primeiro dia; e da Última Ceia até a crucificação e ressurreição, no segundo dia.
O tradicional espetáculo, realizado há 46 anos, será apresentado na colina da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.
A tradição da encenação da Paixão de Cristo em Viana remonta a anos de dedicação e devoção, sendo um evento aguardado não apenas pelos habitantes locais, mas também por visitantes de diversas partes do Estado. O maior espetáculo da Paixão de Cristo encenado a céu aberto no Estado conta com cerca de 450 participantes, entre atores e organização, além de um show de pirotecnia, luzes e efeitos especiais.
Cada cena é meticulosamente preparada, com figurinos elaborados, cenários impressionantes e uma cuidadosa direção que busca não apenas entreter, mas também tocar os corações daqueles que assistem. Através da encenação da Paixão de Cristo, Viana renova seu compromisso com a fé e a tradição, proporcionando uma experiência única de reflexão e espiritualidade.
“As ruas se transformam em palco, e atores amadores e profissionais se entregam aos seus papéis, transmitindo aos espectadores toda a intensidade e significado desse momento crucial da história cristã. Portanto, convidamos a todos a vivenciar este ambiente festivo e acolhedor para todos os que participam desse evento tão especial”, ressalta o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.
A expectativa é que milhares de moradores, que acompanham a peça há longa data, e mesmo visitantes, que nunca acompanharam a apresentação, participem deste momento de fé e afetividade. Assim, em Viana, a Paixão de Cristo não é apenas uma encenação teatral, mas sim uma celebração viva da fé, da comunidade e da cultura, que atrai pessoas de todas as origens para compartilhar e vivenciar juntas essa história tão poderosa e atemporal.
O evento é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pelo Grupo Teatral Vianense (GTV), com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).
Interdição de ruas, transporte coletivo, praça de alimentação e banheiros químicos
Fique atento à interdição de ruas, transporte coletivo, praça de alimentação e banheiros químicos.
Durante a apresentação do espetáculo, as ruas Frederico Ozanan, Coronel Nunes Ferreira, Governador Rubim e Domingos Vicente, em Viana Sede, serão totalmente interditadas entre as 16h e 00h.
Para melhor organização e fluidez do trânsito, as interdições contarão com sinalização e presença dos agentes da Guarda Civil Municipal de Viana.
Segundo a Ceturb, serão reforçadas linhas de transporte coletivo que circulam por Viana Sede com mais ônibus nos horários próximos ao início e ao término do evento. O ponto para embarque e desembarque será em frente à Prefeitura de Viana, na Avenida Florentino Avidos, nº 01, em Viana Sede.
Transporte por aplicativo também poderão ser acionados para prestar serviços a quem for assistir ao espetáculo.
Os espectadores terão uma Praça de Alimentação à disposição no estacionamento da Praça Expedicionário Jerônimo Leite, contando com cervejas artesanais, bolos, tortas, tapioca, empadas, churrasquinho, pastel com caldo de cana, feijão tropeiro, entre outras comidas típicas da região.
Além disso, estarão disponíveis 14 banheiros químicos, que serão instalados próximo à colina da Igreja e também na Praça de Alimentação.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Ygor Amorim e Marcia Brito)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)