Com foco no fortalecimento de laços comunitários e familiares, a Prefeitura de Viana, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vem ampliando o alcance do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O programa, que complementa os atendimentos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) realizado pelos CREAS, atende famílias encaminhadas pelos CRAS ou pela Rede Intersetorial.
O SCFV está presente em territórios referenciados pelos CRAS e oferece oficinas de música, artes, artesanato e atividades que estimulam o convívio social. Além de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, as oficinas promovem a construção e reconstrução das histórias e vivências individuais e coletivas dos participantes no contexto familiar e comunitário.
Parceria com a ADRA
Desde junho, o programa conta com o suporte da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), por meio de um convênio com a Prefeitura de Viana. A parceria reforça a execução das atividades, que acontecem nos períodos da manhã e tarde nos CRAS da cidade. Interessados podem buscar mais informações diretamente com a equipe do CRAS de referência ou com a equipe do SCFV.
Grupos intergeracionais e projeto de memória
Os grupos atendidos são organizados por faixa etária ou de forma intergeracional, promovendo uma integração rica entre diferentes gerações. Entre os projetos em destaque, está o “Da Janela da Minha Memória Eu Vejo Viana”, que trabalha a memória afetiva dos participantes. Nesse projeto, os moradores relembram locais, momentos marcantes, pessoas importantes e pontos turísticos do município, transformando essas lembranças em pinturas em tela. Mais do que obras de arte, as pinturas reforçam o vínculo com a cidade e com a história pessoal e comunitária dos participantes.
Com ações como o SCFV, Viana reafirma seu compromisso com o bem-estar social, investindo em iniciativas que promovem reflexão, integração e pertencimento, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários no município.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Kaio Torres \\ PMV)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)