Em Viana, registros antigos ganham vida com um projeto inovador que vai preservar um rico acervo fotográfico da vida cotidiana, festas, eventos sociais e políticos, prédios e instalações que marcaram a cidade nos últimos 100 anos.
O projeto “Patrimônio fotográfico: catálogo do acervo da cidade de Viana”, conduzido pelo professor André Malverdes, a Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES), conta com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretária de Cultura e Turismo (SECULT) e recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
“Esse acervo é um verdadeiro tesouro, porque quem tem uma foto tem uma relíquia pessoal ao nível de memória e de resgate que possibilita uma releitura da nossa história. Essas fotos agora estão preservadas e disponíveis de forma digital e devidamente guardadas em formato físico para todas as próximas gerações”, disse Malverdes.
Por meio deste projeto, 6.817 registros foram cuidados, tratados, descritos e digitalizados. O resultado deste trabalho se desdobrou em um livro, disponível tanto em formato impresso quanto e-book, que pode ser acessado neste link. O banco de imagens com todo o acervo histórico de Viana pode ser acessado por meio deste link.
O prefeito Wanderson Bueno enfatiza que o acervo tem objetivo de preservar fotos antigas e evitar o desgaste provocado pelo tempo.
“A história de Viana é enaltecida e contada por meio deste catálogo. A primeira fotografia deste acervo é datada de 1907, em Araçatiba, registrando um pouco da história deste nosso patrimônio e deixando um legado, assim como todas as outras imagens presentes neste acervo. Recuperamos mais de 6 mil fotos que representam nossa memória afetiva e histórica”, destacou o prefeito.
A secretária de Cultura e Turismo, Renata Weixter, ressalta que o catálogo está exposto no formato físico, que pode ser conferido em uma visita à Biblioteca Pública Municipal Júlia Colnago de Miranda, em Viana Sede, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.
“Estamos vendo aqui o resgate de várias histórias que marcaram nossa cidade. As fotografias trazem de volta memórias afetivas, permitindo que nós possamos lembrar sobre todo o processo histórico de Viana. Imagens valem mais do que mil palavras e essas fotos reunidas contam histórias. Daqui a décadas, pessoas poderão ter acesso a esses momentos marcantes”, disse a secretária.
O catálogo revela não apenas imagens, mas narrativas visuais que eternizaram momentos marcantes da história de Viana, promovendo um mergulho no passado, onde todos podem apreciar e refletir sobre a riqueza cultural do município.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação )
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Ygor Amorim )