Viana lança acervo fotográfico com milhares de fotografias centenárias

Em Viana, registros antigos ganham vida com um projeto inovador que vai preservar um rico acervo fotográfico da vida cotidiana, festas, eventos sociais e políticos, prédios e instalações que marcaram a cidade nos últimos 100 anos.

O projeto “Patrimônio fotográfico: catálogo do acervo da cidade de Viana”, conduzido pelo professor André Malverdes, a Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES), conta com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretária de Cultura e Turismo (SECULT) e recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

“Esse acervo é um verdadeiro tesouro, porque quem tem uma foto tem uma relíquia pessoal ao nível de memória e de resgate que possibilita uma releitura da nossa história. Essas fotos agora estão preservadas e disponíveis de forma digital e devidamente guardadas em formato físico para todas as próximas gerações”, disse Malverdes.

Por meio deste projeto, 6.817 registros foram cuidados, tratados, descritos e digitalizados. O resultado deste trabalho se desdobrou em um livro, disponível tanto em formato impresso quanto e-book, que pode ser acessado neste link. O banco de imagens com todo o acervo histórico de Viana pode ser acessado por meio deste link.

 

 

O prefeito Wanderson Bueno enfatiza que o acervo tem objetivo de preservar fotos antigas e evitar o desgaste provocado pelo tempo.

“A história de Viana é enaltecida e contada por meio deste catálogo. A primeira fotografia deste acervo é datada de 1907, em Araçatiba, registrando um pouco da história deste nosso patrimônio e deixando um legado, assim como todas as outras imagens presentes neste acervo. Recuperamos mais de 6 mil fotos que representam nossa memória afetiva e histórica”, destacou o prefeito.

A secretária de Cultura e Turismo, Renata Weixter, ressalta que o catálogo está exposto no formato físico, que pode ser conferido em uma visita à Biblioteca Pública Municipal Júlia Colnago de Miranda, em Viana Sede, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.

“Estamos vendo aqui o resgate de várias histórias que marcaram nossa cidade. As fotografias trazem de volta memórias afetivas, permitindo que nós possamos lembrar sobre todo o processo histórico de Viana. Imagens valem mais do que mil palavras e essas fotos reunidas contam histórias. Daqui a décadas, pessoas poderão ter acesso a esses momentos marcantes”, disse a secretária.

O catálogo revela não apenas imagens, mas narrativas visuais que eternizaram momentos marcantes da história de Viana, promovendo um mergulho no passado, onde todos podem apreciar e refletir sobre a riqueza cultural do município.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação )

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Ygor Amorim )