Img 2023 M 09 SET d 19 - TCEES Contas

Tribunal de Contas apresenta principais dados econômicos dos municípios capixabas em 2022

Veja como o seu município está sendo administrado!!!

 

A equipe do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) disponibilizou, recentemente, a Síntese da Análise Econômica das Contas Municipais de 2022. O estudo apresenta, em forma de infográfico, os principais dados econômicos de cada um dos 78 municípios capixabas.

O trabalho detalhou nove índices e dados econômicos relevantes para as administrações municipais. Entre eles estão o salário médio, o Índice de Vulnerabilidade Fiscal (IVF) e da  Capacidade de Pagamento (CAPAG) do município.

O material condensa dados de 2022, mas, em alguns itens, também apresenta a evolução ao longo dos últimos anos. É o caso, por exemplo, do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice de Gini (que mede a diferença de rendimento entre os mais ricos e mais pobres) e o Produto Interno Bruto (PIB) do município.

Ao final do detalhamento das informações, o estudo ainda destaca quais os riscos fiscais para cada administração municipal.

“O estudo é uma sinopse da análise econômica elaborada com base nas contas de 2022 de cada prefeito. Observando este material e o dos anos anteriores, pode-se ter uma boa visão do comportamento da economia no período. Isso dá ao gestor informações para elaborar um bom planejamento governamental, e aos cidadãos o acompanhamento da gestão em termos econômicos”, disse o auditor de Controle Externo Robert Detoni, responsável pelo estudo.

O auditor ainda lembrou que, quem se interessar, pode aprofundar o estudo analisando o relatório técnico das contas públicas municipais.

Clique AQUI e veja o estudo completo.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom TCEES \\ Giordany Bozzato)

(FT.\CRÉD.: AssCom TCEES \\ Divulgação)