É uma nova tecnologia implantada no município que em vigor há pouco mais de um mês, já ultrapassou 100 atendimentos remotos, garantindo agilidade, conforto e segurança aos usuários da rede municipal de Saúde que precisam de atendimento especializado.
A população de Alfredo Chaves agora conta com um projeto inovador, modelo de gestão em saúde que vem proporcionando grandes benefícios para toda a comunidade. Trata-se do serviço de telemedicina.
É uma nova tecnologia implantada no município que em vigor há pouco mais de um mês, já ultrapassou 100 atendimentos remotos, garantindo agilidade, conforto e segurança aos usuários da rede municipal de Saúde que precisam de atendimento especializado.
As consultas online são realizadas na Policlínica Municipal, e conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, são feitas com acompanhamento presencial de um profissional (enfermeiro) para dar o suporte ao que o paciente precisar.
Sobre as especialidades, as consultas são destinadas as áreas de endocrinologia adulto e pediátrica, neurologia adulto e pediátrica, psiquiatria adulto e pediátrica e reumatologia adulto.
De acordo com a enfermeira responsável, Fernanda Rezende de Araújo Benincá, este é um serviço que tende a ser expandido, principalmente diante das dificuldades que os municípios de interior encontram em contratar profissionais, sobretudo especialistas. Ela destaca ainda que com criatividade, qualidade e baixo custo financeiro, pode-se ofertar vários serviços, reduzir filas de espera e integrar novas linhas de cuidado.
“Esta modalidade nos possibilita otimizar os atendimentos à nossa população com a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à Saúde; e ainda é muito gratificante ver o sorriso de satisfação estampado nos rostos dos usuários, após uma consulta bem sucedida, que atende às espectativas tanto dos pacientes, quanto das equipes de saúde envolvidas”, comemora Fernanda.
Uma das usuárias satisfeitas com o novo atendimento em telemedicina é Jaine Riciere Lotero, moradora do bairro Cajá e que no seu horário de almoço conseguiu acompanhar o atendimento psiquiátrico do filho de 8 anos.
“É primeira vez que participo deste tipo de consulta e gostei muito, pela atenção e pela agilidade. Não precisei faltar no serviço e nem o Guilherme perdeu aula. Sem falar que não precisamos pegar estrada para ir pra Cachoeiro onde seria a consulta. Foi bom pra todos nós. Já aprovei”, comemorou a mãe, enquanto aguardava a impressão das receitas feita pela enfermeira que acompanhou o atendimento.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, este é um serviço que se destacou durante a pandemia e que tende a ser expandido, principalmente diante das dificuldades que os municípios de interior encontram em contratar profissionais, sobretudo especialistas, somando para a comodidade, flexiblidade e otimização no uso dos recursos públicos.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: Luziane de Souza \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)