Img 2023 M 05 MAI d 20 - GovES SEJUS

SEJUS regula atendimentos diversos nas unidades prisionais

A Secretaria da Justiça (SEJUS) publicou, nesta sexta-feira (19), uma portaria que regulamenta o horário de movimentação interna da população carcerária. O objetivo da medida é intensificar as ações de controle, fiscalização e adoção de protocolos de segurança nas unidades prisionais do Estado. As medidas implementadas tratam da movimentação de presos para atendimentos diversos, como psicossociais de saúde, com advogados e as visitas sociais.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, esclareceu que a Portaria nº 06-R, publicada no Diário Oficial do Estado, tem como objetivo regulamentar o atendimento para intensificar a segurança nas unidades, tendo em vista o número significativo de pessoas privadas de liberdade custodiadas. Atualmente, a população carcerária do Estado é de 22.600.

“São medidas que garantem mais segurança nas unidades prisionais e que requerem o mínimo de regramento para as atividades. Somos responsáveis pela gestão de todo o sistema prisional, que tem um número significativo de presos. Portanto, se faz necessária a regulamentação, com a regulação de horários para os atendimentos. Com relação à entrada de advogados, é necessário ressaltar que não se trata da criminalização da atividade, muito pelo contrário. Sabemos que abusos acontecem, mas não são regras, por isso a importância da regulamentação”, disse André Garcia.

A Portaria prevê que a movimentação de presos aconteça em dias úteis, no período das 7h às 20h, salvo em casos urgentes e excepcionais.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom SEJUS\ES \\ Sandra Dalton \ Paula Lima)

(FT.\CRÉD.: AssCom SEJUS\ES \\ Divulgação)