Duas novas turmas, formadas por 53 empreendedores de Minas Gerais e do Espírito Santo, concluíram cursos de qualificação oferecidos pela Samarco, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa visa capacitar empreendedores locais e fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos territórios onde a empresa atua.
Ao todo, 30 empreendedores de Minas Gerais e 23 do Espírito Santo participaram do curso Empretec, que tem como objetivo potencializar a capacidade de gerenciamento do próprio negócio, a partir de noções de como desenvolver o comportamento empreendedor, descobrir novas oportunidades de negócio e aumentar a rentabilidade. O curso teve carga horária de 60 horas e foi oferecido de forma gratuita por meio do Força Local. .
“A iniciativa está alinhada com o compromisso da Samarco de promover o desenvolvimento da economia local. Com a qualificação, esperamos que o empreendedor local se sinta mais preparado para lidar com os desafios e ampliar seus negócios, gerando emprego e renda”, afirma a coordenadora do programa, Elisangela Toledo.
Francisco de Assis Fernandes Pereira, proprietário da Ótica Via Real, no município de Mariana (MG), foi um dos participantes do curso. “Foi uma experiência transformadora. Durante o Empretec pude vivenciar situações reais que ocorrem na vida de qualquer empresário. Fomos estimulados a sair da zona de conforto, a pensar no negócio como um todo, sair de fora da caixa”, conta Francisco, ao destacar que já está colocando em prática os aprendizados.
Neuciana Mozer Mariano, empresária da Center Panos, de Guarapari (ES), disse que o aprendizado foi transformador. “O Empretec foi o marco de mudança radical na minha vida pessoal e profissional. Já estou aplicando muito do aprendizado na empresa, principalmente no estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento, onde tínhamos dificuldade de atuar”, afirma.
Este é o segundo curso que Neuciana participa pelo programa Força Local da Samarco. Em 2023, ela participou do curso de Marketing, Vendas e Controles Financeiros. “São iniciativas que têm impacto direto no crescimento e fortalecimento da economia local”, destaca a empreendedora, ao também ressaltar que são uma oportunidade para ampliar parcerias e negócios com outros empreendedores.
Força Local
É um programa dedicado ao fornecedor local e com o objetivo de fomentar o desenvolvimento nos territórios de atuação da empresa em Minas Gerais e no Espírito Santo. Ele busca desenvolver e disseminar a cultura de processos integrados de gestão sintonizados com a realidade das empresas para atender às suas necessidades imediatas, melhorar a eficiência e a eficácia do negócio e otimizar seus resultados, criando condições de autonomia para que construam bases sólidas para sua sustentabilidade e crescimento. Por meio do programa também são promovidos workshops, palestras, rodadas de negócios e seminários como forma de melhorar e preparar profissionais e empresas para o mercado de trabalho. A quarta edição do Catálogo de Fornecedores Locais reúne serviços de mais de 600 empresas em diversos ramos.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ SAMARCO)
(FT.\CRÉD.: Sebrae \\ Divulgação)