Roda de Conversa sobre o tema “Combate ao preconceito racial: por mais consciência, educação e cultura”

No último dia 09 de novembro, a escola CEEMTI “Paulo Freire” realizou uma roda de conversa com os alunos do ensino médio, abordando o tema “Combate ao preconceito racial: por mais consciência, educação e cultura”. Os convidados para participarem deste debate foram: diretora Virgínia, professora Júlia e o vereador Professor Robinho. Além de ser um educador conhecido na cidade de Anchieta e vereador negro, o edil é autor da resolução nº 11/2017, que “institui no âmbito da Câmara municipal de Anchieta, a Semana da Consciência Negra, a ser realizada anualmente, na semana que recair o dia 20 de novembro”.

Em conversa, o vereador detalha sua participação, parabeniza a escola pelo belíssimo evento e agradece pela oportunidade.

Na esfera nacional, de acordo com a lei federal nº 12 519 de 2011, ficou instituído 20 de novembro dia nacional da consciência negra. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos; seminários; oficinas; audiências públicas; as tradicionais passeatas.

“Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.”

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom CMA \\ Ramise Rosa)

(FT.\CRÉD.: AssCom CMA \\ Divulgação)