Ampliar o acesso à cultura musical e fomentar o conhecimento sobre os instrumentos para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve, há mais de dez anos, o projeto Banda na Escola em parceria com o 38º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército. A abertura da edição 2023 da iniciativa será realizada nesta quinta-feira (16), às 8h30, na UMEFTI Prof. Elson José de Souza, em Jaburuna.
Por meio dessa ação, unidades de ensino da rede municipal recebem apresentações e concertos musicais, contribuindo no despertar e na construção do conhecimento artístico-sonoro desde a infância. Na oportunidade, integrantes da Banda de Música do 38º BI realizam também explanações sobre cada instrumento, que muitas vezes não fazem parte do cotidiano dos alunos, possibilitando o manuseio e promovendo esse contato direto.
A secretária municipal de Educação, Adriana Meireles conta que o projeto é um grande aliado no desenvolvimento diário dos alunos da rede de ensino, porque desenvolvem concentração, disciplina, entre outras habilidades.
“Esse trabalho leva recreação, entretenimento e cultura para a comunidade escolar. A parceria de Vila Velha com o Exército é uma referência em todo o Brasil, já com mais de uma década de existência e que se aprimora a cada ano. A musicalização desempenha um papel fundamental na sensibilização dos indivíduos, estimulando a criatividade, experimentação e autoexpressão. É uma enorme alegria e satisfação dar continuidade a essa iniciativa”, destacou a secretária.
Regente da Banda de Música do 38° BI, tenente Valnir Franck de Souza disse que a combinação música e educação também desenvolve o civismo dos alunos atendidos pelo projeto.
“Com esse projeto, levamos também até as crianças o civismo através da música, valorizando os nossos símbolos e promovendo o respeito ao nosso país e à nossa cidade, cantando o Hino Nacional e o Hino de Vila Velha. Estimulamos o contato e conhecimento dos alunos com variados instrumentos musicais. Sem dúvidas é um momento de civismo, de interação, aproximando a instituição do Exército das crianças e jovens”, completou o tenente.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom PMVVl \\ Laiz Fidalgo)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMVVl \\ Adessandro Reis)