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PROCON Guarapari dá dicas para compras do Dia dos Namorados

Dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados e, essa data costuma movimentar o comércio. Para evitar problemas na hora de presentear, o PROCON de Guarapari elaborou algumas dicas:

1 – Jantar romântico

Muitos casais gostam de comemorar essa data em restaurantes, casas noturnas e bares. Fiquem atentos pois a cobrança da taxa de serviço é opcional, e deve está informado no cardápio. A cobrança de couvert artístico é permitida desde que haja música ao vivo ou outra manifestação artística no local e deve haver a informação prévia. A consumação mínima é ilegal e não pode ser cobrada.

2 – Peças de vestuário

Antes da compra de calçados e roupas tem que verificar a possibilidade de troca de tamanho, cor e modelo, pois a loja não é obrigada a trocar produto se não tiver defeito. Se a loja se comprometeu a realizar a troca, este deverá ser por escrito.

3 – Compras pela internet

As compras online, embora sejam práticas, tem trazido muitos prejuízos para os consumidores, que tem caído diariamente em golpes. Então procure sites de empresas seguras e conhecidas para realizar as compras.

4 – Cancelamento da compra

Somente se a compra foi efetuada pela internet, catálogos, telefone, é que o consumidor tem direito de se arrepender no prazo de sete dias, contados o recebimento do produto ou assinatura do contrato. Assim, poderá pedir o cancelamento e a devolução dos valores pagos, inclusive do frete e não precisa justificar o motivo do cancelamento.

5 – Pesquisa de preços

Muito importante pesquisar os preços em alguns estabelecimentos, pois a variação pode ser de mais de 100%, o que significa uma boa economia para o bolso.

6 – Troca de presentes

Procure saber a política de troca da loja, já que o estabelecimento não possui obrigatoriedade de troca de produtos que não apresentarem defeitos.

7 – Diferenciação de preços

A diferenciação de preços em função da forma de pagamento é permitida, desde que o consumidor seja avisado previamente.

O PROCON Municipal orienta sempre os consumidores a buscarem informação sobre os seus direitos, pois dessa forma evitarão muitos problemas na hora da compra de um produto ou contratação de um serviço.

Denúncias, dúvidas ou informações podem ser feitas através dos telefones 33614929, 32625149.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom PMGpr \\ Geórgia Gonçalves)

(FT.\CRÉD.: AssCom PMGpr \\ Divulgação)