Assinatura de convênio entre PMV e Instituto Baleia Jubarte

PMV e Instituto Baleia Jubarte firmam convênio para ações de educação ambiental

Para intensificar as ações de educação ambiental realizadas pelo município de Vitória, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) assinaram, na tarde desta sexta-feira (16), um convênio de cooperação técnica que permitirá a oferta de mais atividades educativas, dentre elas a orientação, a instrução e a observação de baleias, todas gratuitas, para estudantes da rede municipal de ensino e profissionais da educação pública municipal.

Leonardo Duarte
Assinatura de convênio entre PMV e Instituto Baleia Jubarte
Assinatura do convênio entre PMV e Instituto Baleia Jubarte.

 

A assinatura ocorreu na sede do próprio Instituto, que está localizado na praça do Papa, na Enseada do Suá. Na oportunidade, foi inaugurada a escultura “O Salto”, de uma grande baleia e que representa a riqueza do movimento migratório das jubartes nos mares capixabas, além de dar como aberta a temporada de baleias neste ano de 2023. As iniciativas integram a programação de atividades preparadas para as comemorações do mês do meio ambiente (junho).

Leonardo Duarte
Assinatura de convênio entre PMV e Instituto Baleia Jubarte
Assinatura do convênio entre PMV e Instituto Baleia Jubarte. (ampliar)

 

Durante o evento, o prefeito Lorenzo Pazolini lembrou a importância do cuidado com as pessoas e o meio ambiente, e os investimentos feitos pela atual gestão para garantir esses direitos. “É um dia muito importante para nós, e que vamos reafirmar nosso compromisso intergeracional para um mundo melhor. Não só construindo uma capital mais abrangente, mais equitativa, mais justa, com paz, mas uma cidade que cuide melhor das pessoas. E cuidar melhor das pessoas é cuidar melhor do meio ambiente. Tenho certeza que estamos escrevendo uma história muito importante na cidade e que as crianças têm hoje a conscientização de que é fundamental cuidarmos do mundo, mas que estamos levando esse legado para frente. Hoje estamos conseguindo engajar idosos, adultos, avós, tios, todos com um único compromisso: cuidar melhor da nossa cidade e consequentemente cuidar do Espírito Santo e do Brasil. E fico muito feliz em receber esse lindo monumento, que é uma gentileza, que vai colaborar para que nossa capital seja cada dia melhor, uma cidade que cuida cada vez mais dos capixabas, das crianças, de todos”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

“Essa é uma importante parceira, que possibilitará atividades de educação ambiental, de capacitação, acompanhamento e promoção, visando desenvolver a observação de baleias jubarte em nossa capital, bem como ainda ser uma ferramenta de cooperação e de desenvolvimento sustentável”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

 

“Estamos aqui fazendo, também, o lançamento desta temporada 2023 da observação das baleias jubartes, para a inauguração do monumento Salto, que ficou muito bonito. O prefeito Pazolini sempre estimula a cultura e as políticas de meio ambiente em nossa cidade, que é uma pauta fundamental e que muda a vida das pessoas. O Instituto vem desenvolvimento um belo trabalho, de ajuda, de conscientização para a proteção desse santuário que temos em nosso mar, que recebe baleias e permite sua procriação, enfim, a continuidade dessa espécie que é muito importante para a harmonia do meio ambiente do nosso planeta terra”, disse Luciano Gagno, secretário de Cultura de Vitória.

Parceria

Pelo acordo de cooperação técnica, serão implementadas atividades de educação ambiental entre as duas instituições, visando principalmente a orientação, a instrução e a observação de baleias, todas gratuitas, de estudantes da rede municipal de ensino, dos profissionais da educação pública municipal.

“Esse é um espaço de cogestão entre o município e o nosso projeto. A partir de agora vamos incrementar ainda mais essa parceria com a Prefeitura de Vitória, formalizando esse acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que a gente possa atuar de forma mais efetiva na educação ambiental, nas escolas públicas municipais, principalmente, podendo contribuir cada dia mais para formar cidadãos e pessoas com mais consciência ambiental para que, juntos, tenhamos um ambiente mais equilibrado e melhor para todos nós”, disse Eduardo Camargo, presidente do Instituto Baleia Jubarte.

A parceria também inclui a participação de moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, assim como da equipe técnica da SEMMAM para a proteção ao meio ambiente marinho, sua biodiversidade e habitats na cidade de Vitória. Ainda faz parte do projeto a execução das atividades de educação ambiental no Espaço Galeria Memorial da Paz.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom PMVix \\ Deyvison Longui)

(FT.\CRÉD.: AssCom PMVix \\ Leonardo Duarte)