Um exemplo de protagonismo estudantil e gestão compartilhada. A estudante Vitória Pereira Helmer, vice-líder da turma do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Custódia Dias de Campos, que fica no bairro De Lourdes, escreveu uma carta endereçada ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e à secretária de Educação, Juliana Rohsner, reivindicando melhorias para a quadra do bairro, que é compartilhada pela unidade de ensino e pela comunidade.
Após receberem a carta, os gestores fizeram questão de receber a estudante na tarde desta sexta-feira (02), no gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura de Vitória, para dar as boas notícias: foi publicada no Diário Oficial do Município a contratação de uma empresa para a elaboração de projetos para a construção da cobertura de quadras.
“Estou muito feliz, pois o que eu queria ao escrever a carta era trazer melhorias para a quadra, para que possamos praticar as aulas de educação física com mais conforto e segurança, e rapidamente fui atendida! Agradeço muito ao prefeito e à secretária, tive a confiança de que ajudariam a nossa escola e assim foi feito”, celebrou a estudante.
O prefeito Lorenzo Pazolini agradeceu à estudante pelo envio da carta, e destacou a importância do protagonismo estudantil e da gestão compartilhada. “Assim que recebi a cartinha da Vitória, prontamente busquei junto à secretária Juliana atender a essa demanda. Parabenizo a estudante pela iniciativa, trazendo ao nosso conhecimento uma necessidade da escola e da comunidade. Você teve um papel importante na gestão da cidade”, disse o gestor municipal.
Por sua vez, a secretária Juliana Rohsner destacou que estimular o protagonismo estudantil e formar cidadãos conscientes, capazes de refletir e propor melhorias para a sociedade é um dos pilares da educação na rede pública de Vitória. A gestora também parabenizou a unidade de ensino do bairro De Lourdes pelo trabalho de excelência com seus 253 estudantes.
“Logo que recebemos a cartinha, tivemos esse olhar para atender o pedido o mais rápido possível. Hoje, a EMEF Custodia é uma das melhores unidades de ensino da rede, que mesmo sem a melhor infraestrutura realiza um trabalho significativo na aprendizagem, com um trabalho coletivo potente”, destacou a secretária.
À frente da gestão da EMEF, a diretora Sidnea Miranda também esteve presente no encontro e reforçou a importância da iniciativa da estudante, e agradeceu aos gestores pela atenção e agilidade para atender a demanda.
“Vitória é uma excelente estudante, aplicada, com uma família presente no cotidiano escolar. A gestão compartilhada é muito importante para o sucesso da aprendizagem e boas condições na escola, temos um conselho que participa efetivamente. Quero agradecer também ao prefeito, à secretária, que sempre estão dispostos ao diálogo, a ouvir as demandas e anseios da comunidade escolar. Já conversei com alguns membros da equipe escolar e também moradores da comunidade, e todos ficaram extremamente gratos pela novidade”, destacou a gestora.
Melhorias para quadras das escolas
A Secretaria de Educação de Vitória (SEME) assinou contrato com a empresa Of.Caran – Projetos, Consultoria e Planejamento, visando à elaboração de projetos para a construção da cobertura de quadras em unidades de ensino da capital.
Por meio do contrato, com valor de R$ 107.105,17, está prevista a elaboração de cinco projetos, que contemplam as seguintes escolas: EMEF Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira; EMEF Amilton Monteiro da Silva, em Mário Cypreste; EMEF Custódia Dias da Cunha, em bairro De Lourdes; EMEF Heloísa Abreu Júdice de Mattos, em Inhanguetá; e EMEF Orlandina D’Almeida Lucas, em São Cristóvão.
De acordo com a publicação no Diário Oficial de Vitória, a empresa tem o prazo de 150 dias para entregar os projetos.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom PMVix \\ Luis Oliveira)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMVix \\ André Sobral)