O presidente da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), Munir Abud, marcou presença no 39º Seminário Nacional da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), que está sendo realizado em Brasília. Em suas falas, Munir destacou a relevância das PPPs (parcerias público-privadas) como um caminho viável para atingir a universalização. Atualmente, segundo ele, a CESAN é capaz de aportar cerca de R$ 4 bilhões de investimentos, porém, são necessários mais R$ 7 bilhões entre despesas operacionais e investimentos para suprir as demandas, o que se viabiliza por meio das parcerias.
“As parcerias se tornaram essenciais para cobrir esse déficit de investimentos e possibilitar a expansão e melhoria dos serviços de saneamento oferecidos à população. As PPPs representam uma oportunidade estratégica para mobilizar recursos, expertise e inovação, ampliando assim a capacidade de investimento e acelerando o progresso em direção à universalização do saneamento básico no país”, enfatizou. Abud participou de um painel que abordou as PPPs como instrumento para a universalização do saneamento e mediou um outro que abordou os Decretos, a Regionalização e a Regulação.
O ponto alto do seminário foi a palestra magna ministrada por Mauricio Abijaodi, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), que abordou os desafios da universalização do saneamento, trazendo à tona as estratégias e obstáculos enfrentados pelo setor para garantir o acesso universal aos serviços de saneamento básico em todo o Brasil. O encontro anual reúne especialistas e líderes do setor de saneamento, proporcionando um espaço de discussão para as questões atuais e futuras do saneamento básico no Brasil.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Es em Foco )
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação )