Incentivadas pela Prefeitura de Anchieta, mais de 1.400 mulheres do município entraram para o mundo dos negócios como microempreendedoras individuais (MEIs), igualando em 2022 a quantidade de homens anchietenses que são MEI.
O balanço da Sala do Empreendedor mostra que, no cadastro de MEI de Anchieta há 1.423 mulheres e 1.453 homens, totalizando 2.876 microempreendedores individuais no município até dezembro de 2022.
Em quatro anos, de 2019 a 2022, a quantidade de MEIs em Anchieta saltou de 1.921 para 2.876, crescimento de 49,7%. Isso comprova a eficácia do Programa Anchieta Criativa e Empreendedora, pois quem é MEI pode se habilitar para se tornar fornecedor da prefeitura e aumentar suas vendas durante o ano.
“As políticas públicas para os pequenos negócios em nosso município têm trazido crescimento significativo, como mola propulsora na geração de emprego e renda”, disse a secretária municipal de Integração, Desenvolvimento e Gestão de Recursos, Paula Louzada.
“E é com muita satisfação que constatamos, no mês de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, que o empreendedorismo feminino tem ocupado um protagonismo nas transformações do mercado de trabalho, gerando novas relações sociais emancipatórias”, completou.
É importante ressaltar que todos os MEIs de Anchieta têm até o dia 31 de maio de 2023 para enviar a sua declaração relativa a 2022. Havendo dúvidas, basta procurar o atendimento na Sala do Empreendedor, que funciona no Anexo II, ao lado da sede da prefeitura.
Ranking das principais atividades econômicas MEI em Anchieta:
1 – Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (230);
2 – Obras e alvenaria (220);
3 – Outras atividades de beleza – Manicure- Pedicure – Cabeleireiro – Esteticista (151);
4 – Serviços de alimentação (148);
5 – Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (130);
6 – Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas (116).
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom PMAnc \\ Gilberto Vieira)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMAnc \\ Divulgação)