Design sem nome (1)

Marechal Floriano: Veículo com pedais que anda sobre trilhos pode ser a nova atração turística em Marechal Floriano

Um veículo movido a pedal, e que se locomove sobre os trilhos de trem, foi desenvolvido para proporcionar uma experiência única aos turistas que visitam Marechal Floriano. A “Rail Bike”, um inovador meio de transporte, permite que os visitantes explorem trilhos ferroviários desativados, oferecendo uma forma ecológica e divertida de apreciar a paisagem.

Um projeto experimental ficou à disposição de moradores e visitantes de Marechal Floriano até as 15h do dia de hoje (10). Diversas pessoas puderam ter a experiência de andar no Rail Bike em um trecho da antiga linha férrea entre a Estação Ferroviária – hoje Museu da Imigração – até o CMEI Vovó Fernandina, no Centro.

Para o desenvolvedor do projeto e do veículo, Robson Barreto, que é filho e neto de ferroviários, a intenção é proporcionar um programa familiar, já que as bicicletas têm assentos duplos que podem ser ocupados por um adulto ou uma criança com mais de 1,25 metros de altura. O protótipo usado hoje tem a capacidade para seis pessoas.

“Esse veículo é o primeiro do Brasil. A minha ideia é conseguir parceria local para poder tocar esse projeto, proporcionando o turismo de experiência no município. Apresentamos esse projeto para a secretária municipal de Cultura e Turismo e foi bem aceito. Agora estamos aguardando a autorização da prefeitura para poder colocar em prática no município. Estando tudo certo com a prefeitura, poderíamos iniciar os passeios para as férias do final de ano”, disse o criador do veículo sobre trilhos.

Segundo ele, o ideal é colocar de três a quarto veículos em atividade, movimentando de 30 a 60 pessoas. “O trecho seria entre a estação da sede Marechal, podendo chegar até Araguaya. Nossa preocupação é nas passagens de avenidas e trevos, mas acredito que não será difícil a prefeitura realizar as sinalizações. O bom é que com pouco recurso conseguiremos transformar esse passeio em uma realidade”, explicou Robson.

A secretária de Cultura e Turismo do município, Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt, disse que é um projeto experimental e que visa atrair mais turistas para Marechal Floriano. “Eu acredito que o prefeito Cacau Lorenzoni irá aderir esse projeto, que promove o turismo sustentável, permitindo que os visitantes apreciem a natureza sem causar grandes impactos ambientais. Utilizar os trilhos ferroviários que estão desativados, dando uma nova vida a essas infraestruturas, e pedalar no Rail Bike proporciona uma atividade física saudável”, disse a secretária.

A moradora Sandra Bertollo afirmou que andar neste veículo não precisa ser um expert do ciclismo. “O passeio não deixa de ser relaxante mesmo que envolva um exercício físico moderado. Esse passeio me fez remeter ao meu passado, cresci vendo os trens passarem por aqui e cheguei até a viajar para Vitoria na época. Foi maravilhosa a experiência de ter participado desse passeio. Pedalamos em grupo e não fiquei cansada. Vai ser fantástico para Marechal Floriano”, comentou Sandra Bertollo.

FUNCIONAMENTO 

O Rail Bike é basicamente uma bicicleta adaptada para rodar sobre trilhos de trem. Ele possui um sistema de pedais que, quando acionados, movimentam as rodas, permitindo que o veículo se desloque sobre os trilhos. Normalmente, o veículo é projetado para acomodar de quatro a seis pessoas, incentivando uma experiência coletiva.

EXPERIÊNCIA DO TURISTA 

A intenção é que os passeios de Rail Bike sejam organizados em rotas cênicas, onde os turistas podem desfrutar de vistas deslumbrantes, muitas vezes inacessíveis por outros meios de transporte. Durante o trajeto, é possível parar em pontos de interesse, como mirantes, cachoeiras e áreas de piquenique, tornando o passeio ainda mais agradável e interativo.

SEGURANÇA

Para garantir a segurança dos usuários, o Rail Bike é equipado com freios eficientes e mecanismos de segurança que evitam descarrilamentos. Além disso, as empresas que oferecem passeios desse gênero fornecem instruções detalhadas sobre como operar o veículo e respeitar as regras de segurança.

BENEFÍCIOS
– Ecoturismo: promove o turismo sustentável, permitindo que os visitantes apreciem a natureza sem causar grandes impactos ambientais;
– Atividade física: além de ser uma forma de transporte, pedalar no Rail Bike proporciona uma atividade física saudável;
– Revitalização de trilhos desativados: utiliza trilhos ferroviários que estão fora de uso, dando uma nova vida a essas infraestruturas.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Cícero Modolo \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Cícero Modolo \\ Divulgação)