Marechal-Floriano-se-destaca-no-cenario-educacional-e-e-premiado-com-recurso-federal-de-mais-de-R-638-mil-2

Marechal Floriano se destaca no cenário educacional e é premiado com recurso federal de mais de R$ 638 mil

Marechal Floriano está entre os 28 municípios do Espírito Santo que atingiram as metas educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2023. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou a relação dos municípios que receberão o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), que é uma complementação para as cidades com recursos da União. Em 2024 o município irá receber R$ 638.516,30 mil reais.

O VAAR, uma iniciativa sob o guarda-chuva Fundeb, é concedido aos municípios que atingem critérios específicos de desempenho e gestão escolar estipulados pelo Ministério da Educação (MEC). Marechal Floriano foi avaliado ao final de 2023 e destacou-se entre os municípios.

No Espírito Santo, dos 78 municípios, 50 foram considerados inabilitados para receber o recurso da União. Esse complemento equivale a 1,5% do valor arrecadado para o Fundeb pelos estados, sendo de 20% do total de uma gama de impostos estaduais. O VAAR é recebido caso, nesses 20%, não se alcance o Custo Aluno Ano, calculado todo mês de dezembro por uma comissão.

Para receber o VAAR, os municípios têm que cumprir as seguintes condicionantes: redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais; melhorias de aprendizagem; implementação de gestão democrática e homologação de referências curriculares alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A secretária de educação de Marechal Floriano, Édia Klippel Littig, expressou satisfação pelo resultado do trabalho da prefeitura em 2023 e agradeceu à equipe da educação do município por atenderem a todas as condicionalidades estabelecidas, as cinco no total. “Nós devemos isso a todos os profissionais que fazem com que a educação da cidade seja realmente bem feita no papel. Não só pensando na obrigatoriedade, mas também fazendo uma educação de qualidade”, afirmou a secretária Édia Klippel.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE:  Bruno Caetano \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: PMMF \\ Divulgação)