Design sem nome

Marechal Floriano: Sala do Empreendedor de Marechal Floriano é destaque estadual e ganha certificação bronze do Sebrae

Com a criação da Sala do Empreendedor, no centro de Marechal Floriano, em março de 2023, a população buscou atendimento para os serviços de apoio a este público, sendo para criação de CNPJ, para microempreendedores individuais (MEI), e outras orientações e atividades relacionadas, como acesso ao programa Nossocrédito, palestras, oficinas e workshops, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).

Devido ao grande fluxo de atendimentos, no total de 1.217 em 2023, o setor recebeu a certificação bronze sobre os resultados obtidos. A classificação se dá pela avaliação do Sebrae, pelo percentual da população atendida na Sala do Empreendedor entre os municípios onde ela foi instituída. Com a consolidação dos serviços, em Marechal Floriano e maior acesso da população, a expectativa é de alcançar novas certificações, em níveis mais elevados, nos próximos anos.

Outro serviço de grande utilidade à comunidade, de acesso na Sala do Empreendedor, é a parceria com a Receita Federal, inédita no país, onde sua estrutura também compreende o PAV (Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal). A agente municipal de desenvolvimento, Sonia Mara Werneck, alerta a população para se dirigir ao setor para a atualização do CPF, portando documento com foto e comprovante de endereço no município, além da certidão de nascimento ou casamento.

A responsável pelo setor agradeceu ao Sebrae pelo apoio constante, dispensado a Sala do Empreendedor. Ela afirmou que esta parceria abriu portas para aos empreendedores do município e as consultorias resultaram na melhoria dos negócios do município. “Dedico essa vitória a cada empreendedor que a sala atendeu em  2023 e junto a nossa equipe, agradeço pela confiança que depositaram em nosso trabalho”, comemorou Sonia.

A gerente da unidade regional serrana do Sebrae, situada na cidade de Venda Nova do Imigrante, Patricia Cangussu, ressaltou que a Sala do Empreendedor desempenha um papel essencial ao promover a formalização dos pequenos e médios negócios, com orientação aos empreendedores sobre os procedimentos necessários para o registro e regularização de suas empresas. Para a gerente, a sala realiza com brilhantismo este trabalho, com colaboradores extremamente comprometidos. Ela ainda pontuou que, além dos atendimentos, são realizadas uma série de capacitações para qualificar os empreendedores locais e por conta de tantas atividades e dedicação, foi reconhecida com a premiação.

Rafaela Bermond Caliman, analista técnico do Sebrae/ES, parabenizou a Sala do Empreendedor de Marechal Floriano pelo rápido resultado no ciclo avaliativo da Rede Capixaba de Salas do Empreendedor Edição 2023, que premiou quem mais se destacou. “Ressalto sua importância como um suporte e referência de atendimento aos empreendedores do município. O ‘Selo Bronze’, como premiação, reforça a eficiência desta unidade e o papel fundamental que ela representa para o desenvolvimento da cidade”, pontuou.

A analista ainda falou sobre a importância do trabalho desempenhado pela equipe da Sala do Empreendedor de Marechal Floriano. “Em nome da coordenadora da Sala, Sonia Mara Werneck, quero agradecer a toda a equipe da Prefeitura de Marechal Floriano envolvida nesta conquista, bem como pela parceria desde que a sala foi inaugurada, em 2023. Foram muitas ações realizadas em parceria com o Sebrae, com o objetivo de promover o empreendedorismo do município e a melhoria do ambiente de negócios. O desejo é que essa parceria só se fortaleça daqui em diante para que consigamos levar ainda mais informação e conhecimento para os empreendedores de Marechal Floriano”, concluiu.

Para a gestora do eixo Sala do Empreendedor, Renata Braga Rodrigues, a ligação entre os parceiros, Sebrae e município, geram o desenvolvimento da economia local, ao apostar no apoio à micro e pequena empresa. “Acompanhamos o empenho e dedicação de todos os servidores da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, em relação à prestação de serviços à comunidade com muita satisfação, especialmente no que se refere ao apoio e fomento ao empreendedorismo local. A Sala do Empreendedor precisa ser um espaço dedicado ao atendimento, orientação e fomento de atividades empresariais e seu papel no ecossistema de negócios é muito importante, pois materializa um arcabouço de benefícios, previstos inclusive na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Enfim, a visão da gestão pública municipal e a composição de um bom corpo técnico, fazem de uma sala do empreendedor uma importante ferramenta, que potencializa a economia local, oferecendo suporte e recursos que geram bons frutos e ampliam as possibilidades de sucesso para os empreendedores. Parabéns Marechal Floriano!”, comemorou.

Já o Prefeito João Carlos Lorenzoni, enfatizou que é importante ter visão empreendedora na gestão pública, para dar apoio aos pequenos negócios, com parcerias que promovam a capacitação e o desenvolvimento local. “Podemos, com muita alegria, compartilhar mais um reconhecimento relevante que obtivemos, desde a implantação da Sala do Empreendedor e a adesão ao Programa Cidade Empreendedora. Isso nos motiva ainda mais a trabalhar de maneira conjunta com o Sebrae, fomentando projetos importantes a fim de alavancar o desenvolvimento do nosso município. Parabéns a toda equipe, parabéns empreendedores. Vocês fazem parte desta conquista”, congratulou o prefeito com seus colaboradores.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)