Marechal Floriano recebe do TCE-ES o Selo Ouro em Transparência Pública

A Prefeitura de Marechal Floriano foi certificada com Selo Ouro pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), nesta terça-feira (10), na cerimônia de entrega do Selo de Transparência Pública, uma iniciativa do Sistema Tribunais de Contas, que integra o Programa Nacional de Transparência Pública,  criado em 2022.

Entre as 40 prefeituras certificadas, 17 conquistaram o selo Diamante, 14 conquistaram o selo Ouro, e 9 o selo Prata. Entre as Câmaras, 27 foram certificadas, sendo 7 com selo Diamante, 15 selo Ouro e 5 selo Prata.

Na abertura da cerimônia de entrega, o presidente do TCE-ES, Domingos Taufner, declarou que os selos simbolizam o compromisso das unidades gestoras em atender aos mais elevados padrões de transparência e em promover uma gestão pública acessível, ética e eficiente.

O Município de Marechal Floriano alcançou 86,51% dos critérios avaliados, sendo 100% dos essenciais, conquistando assim o Selo Ouro em Transparência Pública, no Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que mediu os dados da gestão e transparência em órgãos públicos de todo o país em 2024.

No processo de avaliação do PNTP/2024 foram verificados critérios como a disponibilidade, atualização e acessibilidade dos dados, divulgação de despesas, contratos, receitas, dados da administração pública e a presença de ferramentas de participação social. As informações são analisadas no portal de transparência e no site oficial da prefeitura.

“É um orgulho alcançarmos a certificação do Selo Ouro na avaliação do PNTP/2024. Nossa meta é tornar as informações acessíveis e transparentes para toda a sociedade”, disse a Secretária Municipal de Controle Interno, Solange Lemke Lampier.

“O Selo Ouro em Transparência Pública obtido pelo município de Marechal Floriano é um reflexo de uma gestão responsável e transparente. A Administração Municipal está muito satisfeita com o resultado obtido”, afirmou o prefeito, João Carlos Lorenzoni.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ PMMF)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)