Design sem nome (6)

Marechal Floriano: Museu em Marechal Floriano agora é patrimônio cultural do Espírito Santo

O Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, localizado no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, agora é patrimônio cultural do estado do Espírito Santo. A conquista, oficializada pela Lei 12.171, de iniciativa do deputado estadual Dary Pagung (PSB), reconhece o valor histórico e cultural do local para a comunidade e para o estado.
 
Fundado em 1995, o museu do Centro Cultural Ezequiel Ronchi se dedica a preservar e compartilhar a rica história da imigração italiana e alemã na região. O nome do centro homenageia a família Ronchi, que doou o terreno para a construção do prédio, que hoje é administrado por seus descendentes.
 
O local, considerado o primeiro a abrigar o ensino público no Espírito Santo, guarda um acervo de cerca de 1000 peças antigas, cuidadosamente preservadas. Fotos, móveis, utensílios e documentos contam histórias e ilustram a cultura local em seus mais diversos aspectos. O espaço é palco de diversas atividades culturais, como apresentações musicais, oficinas, palestras e eventos.
 
O Centro Cultural está inserido no conceito de bens culturais estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com essa definição, tais bens referem-se a práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas, bem como em lugares como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.
 
As leis relacionadas a esses bens foram promulgadas pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos, após sanção do governador do Estado, Renato Casagrande. Esse procedimento ocorre quando, após o prazo de 15 dias para a aprovação da proposta pelo Legislativo, o chefe do Executivo não se manifesta sobre a sanção ou veto.
 
O Centro Cultural funciona todos os dias, das 8h às 12h, e das 13h às 17h e fica localizado bem no centro de Araguaia, mais precisamente na Rua Busato, 148, Araguaia, Marechal Floriano. A entrada é gratuita.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Bruno Caetano \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Mosaico Imagem \\ Divulgação)