O engenheiro agrônomo, Luciano Sansão, e o agricultor da comunidade de Palmital, em Itapemirim, Rogério Paresqui, apresentaram com muito sucesso a produção com técnica de Aquaponia durante lançamento do Projeto “Semeando o desenvolvimento com Sustentabilidade, Arranjos Produtivos”, promovida pela Casa dos Municípios na manhã desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES).
Durante a apresentação, que durou cerca de 30 minutos, temas como o surgimento da Aquaponia, a forma integrada e colaborativa, a aquicultura convencional, a hidroponia, sistema e princípios, filtros, ciclo, economia de água, vegetais sem agrotóxico, proteína animal peixe, diminuição drástica de doenças fúngicas, agregação de valor nas compras institucionais, maior tempo na prateleira, produção de morango, tilápias, produção de hortaliças com inovação e biogás, entre outras, foram exibidos de forma técnica e concreta com o manuseio da produção.
A apresentação trouxe ainda em seu contexto toda a superação vivida do produtor Rogério Paresqui, que é o atual presidente da Associação de Pecuaristas e Agricultores Itapemirim (APEAGRI) e proprietário da Aquaponia Paresqui. Rogério era “Pecuarista” – queijeiro com sua esposa Dona Penha, e comercializavam com uma cooperativa de leite. Mas, depois de passar por cirurgia nos joelhos não aguentou e intensificou seus trabalhos na produção com técnicas da Aquaponia, o que o transformou em referência na região, trazendo em sua trajetória como principal exemplo de sucesso a agricultura familiar e a força da mulher no campo.
“O presidente Marcelo Santos salientou a importância de a Assembleia Legislativa estar ao lado do homem do campo, sobretudo na agricultura familiar, ajudando no aumento da renda e na garantia do futuro dos filhos a partir da identificação das potencialidades locais”.
O Projeto “Semeando o desenvolvimento com Sustentabilidade, Arranjos Produtivos”, é voltado para estimular comunidades de 18 municípios do interior e da Grande Vitória a adotarem o modelo de arranjo produtivo local. A iniciativa é da Casa dos Municípios e tem foco na sustentabilidade.
Para viabilizar essa iniciativa, a Assembleia vai trabalhar em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES). É a Aderes que vai financiar a contratação de uma agência prestadora de serviços para estruturar a relação com as comunidades, fornecendo formação e oportunidades que garantam benefícios para a agricultura familiar.
Durante a reunião na Assembleia, estiveram presentes representantes da Aderes, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES) e do Banco do Nordeste. A colaboração dessas instituições é fundamental para o sucesso da iniciativa.
O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de agricultura e produtores familiares, além da comitiva representando os municípios de Marataízes e Itapemirim formada pelo engenheiro agrônomo, Luciano Sansão; o presidente da Associação de Pecuaristas e Agricultores Itapemirim (APEAGRI), Rogério Paresqui; o presidente da Associação de Agricultores Familiares de Brejo Patos (AMBREPA), Cremildo Marvila; o funcionário de carreira da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Ministério da Agricultura (Governo Federal), Engenheiro Agrônomo, Brício Alves Santos Júnior; representantes da diretoria da APEAGRI, Marcela Mota e Viviane Goes; do jornalista do Capixaba News, Fabiano Peixoto; e dos vereadores de Marataízes, Willian Duarte (presidente da Câmara) e Erimar Lesqueves.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Capixaba News \\ Fabiano Peixoto)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)