Horta orgânica da Emef Irmã Jacinta

Horta orgânica incentiva adoção de hábitos de alimentação saudáveis em escola

Hortaliças frescas, prontas para consumo. O projeto “Horta Orgânica”, desenvolvido com as turmas do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, que fica no bairro Ilha de Santa Maria, tem por objetivo estimular hábitos de alimentação saudável, além de promover fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar.

Os responsáveis por cuidar do espaço e garantir uma horta saudável e bem cuidada são os 300 estudantes envolvidos no projeto, que além de conscientizar as turmas sobre a importância de produzir alimentos orgânicos de forma sustentável, também auxilia no fortalecimento da sensação de pertencimento dos estudantes em relação à escola e seus espaços.

Foto Divulgação

As turmas participam de todos os processos que envolvem os cuidados com o local, desde o plantio, preparação da terra e colheita até a degustação dos alimentos produzidos na horta. Além disso, acompanham o processo de lavagem e preparação até o consumo dos mesmos, que acontece simultaneamente ao da alimentação escolar, de acordo com o cardápio semanal.

O projeto foi organizado e conduzido nos turnos matutino e vespertino pelo coordenador de turno e professor-doutor Ruy Miranda, que explicou sobre a proposta desenvolvida na unidade de ensino.

“Entendemos que é de fundamental importância oportunizar experiências no vivido em meio a ambiência de uma horta orgânica, para promover entre os estudantes uma conscientização acerca de produzir e consumir alimentos saudáveis. A aquisição de hábitos de vida saudáveis diminui o risco de desenvolver doenças, como obesidade e diabetes”, ressaltou.

Foto Divulgação

Projeto interdisciplinar

Para além das hortaliças, legumes e demais possibilidades oferecidas pela horta, está a promoção de ações pedagógicas interdisciplinares, por meio das experiências vividas nos processos constitutivos do ensino e da aprendizagem na ambiência da horta.

“Avalio que as atividades pedagógicas desenvolvidas na horta são de fundamental importância para prover a saúde dos estudantes, bem como para orientação e conscientização sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis”, ressaltou Ruy Miranda.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom PMVix \\ Luis Oliveira)

(FT.\CRÉD.: AssCom PMVix \\ Divulgação)