WhatsApp-Image-2023-12-07-at-13.09.00

Guarapariense de 11 anos conquista título mundial no jiu-jitsu esportivo em São Paulo

O capixaba Samuel de Paulo, de apenas 11anos de idade, sagrou-se campeão mundial de jiu-jítsu na categoria infantil faixa laranja. O título foi conquistado no domingo, dia 3 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A competição é organizada anualmente pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE).
Samuel viajou a São Paulo acompanhado do seu pai e também treinador Wendel Lopes de Paulo de 5 anos, seu principal incentivador no esporte. “Tento instruí-lo no esporte desde cedo e deu certo e sei que ele tem um talento diferente”, comenta o pai e treinador orgulhoso.
Mês passado Samuel havia se consagrado campeão do International kids em Curitiba.
” Estou muito feliz, dois títulos que sempre sonhei em ganhar, foi muito emocionante, as lutas foram difíceis.” Disse Samuel de Paulo
O faixa laranja que representa o Projeto Social SDC, liderada pelo seu pai e professor, comenta que a medalha de ouro não veio fácil. “Não foi fácil ganhar, mas eu consegui. Tive que treinar muito. Foi muito difícil a minha luta. Eu fui bem, mas levei um calorão pra vencer.” revela Samuel.
Por outro lado, Samuel afirma que, mesmo diante da qualidade dos adversários e diante de um ginásio lotado, não se intimidou. “Não fiquei com medo, mas tive ansiedade”, admite.
Outro momento marcante na vida do Samuel foi que antes do campeonato Samuel fez um treino preparatório na equipe Fratres, essa que tem a maior e melhor equipe de faixas pretas do mundo.
“Foi legal, eles foram muito legal comigo, me ensinaram coisas novas e também me deram vários conselhos, falei com meu pai que quando eu fizer 16 anos e pegar a faixa azul quero ir para São Paulo treinar na Fratres.” Declarou o atleta
Esse ano foi um ano espetacular para o atleta Samuel competindo literalmente de norte a sul do Brasil, foram 15 competições onde foi para o pódio em todas, 10 ouros, 3 pratas e 2 bronze.
Agora Samuel mira voos maiores para 2024, estes que por questões burocráticas não conseguiu esse ano.
“Para 2024 além de lutar 9s mesmos eventos que lutei em 2023, quero lutar o europeu kids e o Abu Dhabi Pro.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Es em Foco )

(FT.\CRÉD.: Internet  \\ Divulgação )