Guarapari inicia força-tarefa para abordagem de pessoas em situação de rua para liberação de espaços públicos

Na manhã desta terça-feira (11), Guarapari realizou a primeira Ação Integrada voltada para a abordagem de pessoas em situação de rua que estão ocupando e comprometendo a utilização de espaços públicos. As equipes realizaram abordagens no Radium Hotel, no Centro da cidade, e na Praça Philomeno Pereira Ribeiro, em Muquiçaba.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (SEMTAC), com apoio da Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari (CODEG), Secretaria Municipal de Integração da Cidade (SEMIC), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), além da Polícia Civil e da Polícia Militar.

De acordo com a secretária da SEMTAC, Tatiana Perim, as equipes realizaram abordagens sociais e convidaram as pessoas em situação de rua a se dirigirem ao Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua). No local, eles têm acesso a atendimento social, alimentação, banho e atividades com educadores sociais.

“Quando eles não aceitam o acolhimento, a Polícia Civil realiza um levantamento dos documentos dessas pessoas. Se estiverem em situação regular, podem permanecer nas ruas, pois isso faz parte do direito de ir e vir de todo cidadão. No entanto, eles não podem ocupar permanentemente espaços públicos”, explicou Tatiana Perim.

Durante a ação, a CODEG realizou a retirada de colchões e outros objetos que estavam impedindo a utilização adequada dos espaços públicos. “Nosso trabalho é devolver os espaços à população em condições ideais, garantindo que possam ser utilizados com segurança e higiene”, destacou o presidente da CODEG, Ubirajara Ribeiro.

A Polícia Militar acompanhou toda a operação para garantir a segurança dos agentes envolvidos na abordagem social e na limpeza urbana. Segundo o Tenente Coronel Walter, a presença da polícia é fundamental tanto para garantir o andamento da ação quanto para reforçar a fiscalização.
“Sabemos que há um histórico de consumo de drogas ilícitas e pequenos furtos associados a essa população. Nosso papel é cuidar das pessoas, inclusive dos moradores em situação de rua, que muitas vezes vivem em condições degradantes”, afirmou.

A Polícia Civil também participou da operação, auxiliando na identificação dos abordados. O delegado Raphael Ramos ressaltou que a ação contribui para um melhor entendimento da realidade dessa população.

“Essa é uma oportunidade não apenas para garantir a segurança, mas também para conhecer essas pessoas, verificar seus documentos e identificar possíveis problemas com a Justiça. Além disso, temos estudos que relacionam furtos a essa população, e essa ação nos ajuda a coletar informações importantes para nosso trabalho”, explicou o delegado.

A Ação Integrada é a primeira de um planejamento contínuo da Prefeitura de Guarapari para ordenamento dos espaços públicos e assistência social, garantindo um equilíbrio entre o direito dos moradores em situação de rua e o uso adequado das áreas públicas pela população.

(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)

(INF.\FONTE: SeCom PMGpr \\ Wilcler Carvalho Lopes)

(FT.\CRÉD.: SeCom PMGpr \\ Divulgação)