A Prefeitura de Guarapari está dando um importante passo rumo à construção da Política Pública Municipal de Educação Ambiental e convida toda a população a participar desse processo. De 1º a 30 de novembro de 2025, estará disponível no site oficial da Prefeitura o link do questionário público sobre Educação Ambiental, uma ferramenta que permitirá ouvir as opiniões, percepções e sugestões dos cidadãos sobre o tema.
Acesse e participe: AQUI!!
A consulta pública é a primeira etapa prática do Plano de Trabalho elaborado pelo Comitê Gestor e Facilitador do Projeto de Implementação e Fortalecimento das Políticas Públicas Municipais de Educação Ambiental de Guarapari, e faz parte de um processo participativo que busca envolver a sociedade na criação dessa nova política municipal.
O questionário é composto por dez perguntas sobre o conhecimento e a percepção da comunidade em relação às práticas de educação ambiental, ações sustentáveis e desafios locais. As respostas serão analisadas pelo comitê e servirão de base para a elaboração de propostas e diretrizes que integrarão a minuta da futura lei municipal de Educação Ambiental.
A partir dos resultados do diagnóstico, o comitê promoverá oficinas comunitárias em diversos bairros da cidade, entre dezembro de 2025 e maio de 2026, para dialogar com a população e aprofundar as discussões sobre educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. Essas ações integram uma mobilização social que busca aproximar a comunidade das decisões e fortalecer o compromisso coletivo com o meio ambiente. A previsão é que a minuta da lei seja concluída e encaminhada à Câmara Municipal até julho de 2026.
O Comitê Gestor é composto por quatro representantes — dois da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e dois da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Entre junho e outubro de 2025, os membros participaram de curso de capacitação em Metodologias Participativas, promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Laboratório de Educação Ambiental (LabEA/Ceunes/UFES). A formação tem o objetivo de preparar tecnicamente os municípios capixabas para desenvolverem suas políticas públicas de educação ambiental de forma integrada e participativa.
De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Rafael Monteiro Zouaim, o trabalho conjunto entre as instituições é essencial para o sucesso da iniciativa. “A construção da Política Municipal de Educação Ambiental é um passo fundamental para consolidar uma cultura de sustentabilidade em Guarapari. Queremos envolver escolas, associações, protetores, moradores e instituições nesse processo de forma participativa e democrática”, destacou.
A coordenadora do Grupo de Trabalho do Comitê, Ticiani Rossi, também ressaltou a importância do processo para o futuro da educação ambiental no município. “A elaboração da Política Pública Municipal de Educação Ambiental de Guarapari garante exequibilidade, alinhamento e legitimidade com as diretrizes nacionais e estaduais de Educação Ambiental. Esperamos que, com a conclusão desta minuta, os nobres vereadores aprovem a lei que norteará as ações de Educação Ambiental do município de Guarapari”, afirmou.
(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)
(INF.\FONTE: Prefeitura de Guarapari \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Guarapari \\ Divulgação)