Guarapari aprova metas para o Plano Municipal de Saúde na 4ª conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nos dias 30 e 31 de julho a 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo Juntos uma Saúde Melhor”. O evento reuniu 160 participantes entre gestores, prestadores de serviços, profissionais do SUS e usuários, além da participação do ministério público, secretarias municipais e representantes da câmara de vereadores, que debateram e aprovaram as metas para o plano municipal de saúde 2026 a 2029.

Todas as metas propostas pela comissão de elaboração do plano foram aprovadas, e, além disso, os grupos temáticos dos eixos apontaram mais quatro metas complementares a serem desenvolvidas, reforçando o compromisso coletivo com a melhoria da saúde pública no município. Essas metas abrangem as áreas de atenção primária, atenção especializada, vigilância em saúde, e gestão, financiamento e controle social. Para a secretária municipal de Saúde, Larissa Santório, a conferência representa um momento crucial de diálogo e participação popular. “Após cinco meses de elaboração do Plano Municipal de Saúde, este evento demonstra o compromisso da gestão com a saúde pública de Guarapari. A conferência é um espaço estratégico onde a população pode contribuir diretamente para a construção de políticas públicas mais eficientes e humanizadas”, destacou Larissa.

A vice-prefeita Tatiana Perim, presente na abertura, ressaltou a importância da conferência como um marco no início da gestão atual. “Este evento vem alavancar o propósito de construir uma saúde cada vez melhor para nossa população. A participação e o diálogo da comunidade são fundamentais, especialmente durante a votação das propostas”, afirmou Tatiana.

A programação da conferência contou com apresentações culturais, painéis expositivos e momentos de confraternização, elogiados pelos participantes. No primeiro dia, após a solenidade de abertura, houve a palestra “Construindo Juntos uma Saúde Melhor”, ministrada por Fabiane Simões. No segundo dia, começou com o painel “A Organização e Integração de Ações e Serviços de Saúde na Lógica das Redes de Atenção à Saúde”, apresentado por Márcia Portugal.

A 4ª Conferência Municipal de Saúde reafirma a importância da participação social na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) em Guarapari, fortalecendo o controle social e buscando soluções conjuntas para garantir um atendimento de qualidade para toda a população.

(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)

(INF.\FONTE: Prefeitura de Guarapari \\ Reprodução)

(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Guarapari \\ Divulgação)