{315C2DEB-AED6-1D8C-5A8D-D7773D3B8DD7}_650X450

Escola de Sagrada Família reproduz a história do município por meio de produções artísticas

O projeto faz parte das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia como componentes da Eletiva do 1º e 2º trimestre de 2023, tendo como base, temas integradores como Educação Ambiental, Diversidade Cultural, Religiosa e Étnica; Povos e Comunidades Tradicionais e  Educação Patrimonial.

Os alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família tiveram nesta quinta-feira (07/12), uma manhã especial de apresentações e comemorações com a exposição final do projeto, “Conhecendo Alfredo Chaves”.

A manhã de culminância da disciplina Eletiva contou com a presença da vice- prefeita, Jane Bettcher; do vereador Adilson Rovetta; do secretário de Turismo e Cultura, Ricardo Nascimento, alunos da escola e os familiares.

O projeto faz parte das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia como componentes da Eletiva do 1º e 2º trimestre de 2023, tendo como base temas integradores como Educação Ambiental, Diversidade Cultural, Religiosa e Étnica,
Povos e Comunidades Tradicionais e  Educação Patrimonial.

Com o projeto, segundo os professores responsáveis, os alunos têm a oportunidade de ter acesso às diversidades culturais, promovendo uma aprendizagem baseada no respeito, na valorização e na apropriação de novas informações, visando sensibilizar estudantes e familiares quanto a importância da cultura alfredense. E neste resgate e valorização dos aspectos turísticos, culturais e históricos, vários trabalhos foram elaborados que ao serem expostos chamaram a atenção de toda a escola, familiares e a comunidade.

“Juntamente com mais três professores a gente desenvolveu a eletiva que é um componente curricular novo da escola de tempo integral e oferecemos a oportunidade de aprender juntos com os alunos, coisas sobre nossa terra e nossa gente e assim a gente desenvolveu todos os pontos possíveis de conhecimento: cultura, religião, parte geográfica e economia que acredito ser de suma importância na vida deles.  Muito mais que o conhecimento, nós tivemos o envolvimento, o prender a respeitar o outro e isso tudo que estamos vendo aqui hoje com a presença dos pais, a gente só tem a agradecer”, comemorou a professora de língua portuguesa, Silvia Ângela Picoli Meneguel.

A aluna de 15 anos do 9º ano, Eduarda Zucolotto Vaneli, que conquistou o primeiro lugar com a Arte da Igreja Matriz, Nossa Senhora da Conceição destacou que o projeto foi um grande aprendizado. “Tivemos a oportunidade de saber mais sobre a nossa própria história e também nos unirmos mais entre as turmas. Estou muito feliz por ganhar em primeiro lugar”, festejou.

O objetivo da Eletiva é promover reflexões sobre a importância das relações interpessoais na descoberta do próprio eu, da valorização da autoestima, na integração dos grupos, bem como despertar nos estudantes um olhar crítico, e sensível e ambientalista sobre o local onde vivem.

 

ELETIVA – 1º/2º TRIMESTRES 2023
Vencedores: 
1° lugar: Arte Igreja Nossa Senhora da Conceição
Eduarda Zucolotto Vaneli

2º Lugar: Estação Ferroviária de Matilde
Clarice Vaneli Bruschi

3º lugar: Igreja de São José Rio Veado
Ederson Vaneli Simões

PROFESSORES

Izabel Parmagnani
Andressa Stefanão
Larissa Da Penha De Nadai Belmok
Silvia Ângela Picoli Meneghel

 

TEMAS INTEGRADORES
Educação Ambiental;
Diversidade Cultural, Religiosa e Étnica;
Povos e Comunidades Tradicionais;
Educação Patrimonial;

OBJETIVOS
Abordar as diversidades culturais, promovendo uma aprendizagem baseada no respeito, na valorização e apropriação de novas informações, visando sensibilizar estudantes e familiares quanto a importância da cultura alfredense. Desenvolvendo competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\  Luziane de Souza e Rafael Cassilhas Simões )

(FT.\CRÉD.: Internet  \\ Divulgação )