Tecnologias favorecem cenário positivo, afirma especialista
Segundo previsão do IBGE, até 2040 a área irrigada do Brasil terá um crescimento de 50%, o que representa 4,2 milhões de hectares novos. As tecnologias aliadas à produtividade no campo impulsionam o desenvolvimento do agronegócio e tornam essa expansão recorde uma realidade próxima.
De acordo com Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, o gotejamento é uma das soluções mais relevantes para o desenvolvimento do setor. Isso porque essa alternativa é extremamente sustentável e gera mais economia e eficiência ao produtor.
“Com o gotejamento, é possível fornecer ao plantio a quantidade ideal de água e de nutrientes no momento exato da necessidade. Assim, desperdícios financeiros e recursos naturais são evitados”, explica Elídio Torezani.
O engenheiro agrônomo esclarece que a maximização gerada pelo investimento pode ser direcionada para novos plantios e outras soluções de otimização do campo, aumentando a produtividade e a lucratividade.
Sustentabilidade
O gotejamento pode proporcionar às lavouras uma economia de água de 30% em relação aos sistemas de irrigação convencionais (aspersão e pivô central).
Isso acontece porque, com a nova solução, o líquido é entregue diretamente na raiz das plantas, único órgão responsável pela absorção. Sem a interferência de qualquer tipo de estrutura, o consumo é reduzido, o que torna o gotejamento extremamente sustentável, além de econômico e eficiente.
Irrigação planejada
Com a ampliação da demanda, a agricultura irrigada tem ganhado cada vez mais espaço no campo. Produtores estão compreendendo a importância de uma irrigação planejada para alcançar as produções desejadas.
“A Hydra Irrigações tem como intuito possibilitar um crescimento contínuo do agronegócio brasileiro, proporcionando que nossos parceiros consigam atender demandas expansivas, mantendo o alto padrão de suas lavouras”, diz.
Para auxiliar os produtores de forma assertiva, a empresa desenvolve projetos de irrigação sob medida, utilizando o que há de melhor em equipamentos de gotejamento, microaspersão, automação, fertirrigação e nutrirrigação, além de prestar suporte técnico e agronômico para orientação e acompanhamento personalizados.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Vera Comunicação \\ …)
(FT.\CRÉD.: Vera Comunicação \\ Divulgação)