Com a posse da nova Mesa Diretora na Câmara de Vereadores para o Biênio 2023/2024 é dado o play na política local
A Câmara Municipal de Anchieta realizou na noite desta segunda-feira (02/01) a Sessão Solene de Posse da nova Mesa Diretora para o Biênio 2023/2024. Apesar de o novo presidente ter declarado que a Sessão Solene não está prevista no Regimento da Casa e que a transição é automática na virada do ano, e que haveria sim uma solenidade simbólica somente na primeira Sessão Ordinária do ano, no mês de fevereiro, após o Recesso Legislativo, em consenso com os vereadores e a nova Mesa Diretora, resolveram adiantar a data e realizarem a cerimônia.
O ex-presidente, Edson Vando, abriu a Sessão Solene e antes de dar posse simbólica à nova Mesa Diretora, falou da importância do momento para Câmara de Vereadores, visto estarem na metade do mandato e com uma Câmara unida, coesa e que sofre junto, mas conquista também junto.
Em seu pronunciamento o vereador presidente, Renan Delfino, após assinar o termo de posse, agradeceu a presença do representante do prefeito Fabrício Petri, o Secretário de Governo, Flávio Simões, ao público presente, as autoridades, aos servidores e aos vereadores, e prometeu honrar e trabalhar com os princípios da dignidade com uma gestão presente, limpa e transparente. Ele ainda falou da harmonia e independência junto aos poderes como previsto na Constituição e agradeceu a confiança destacando a importância do comprometimento de um trabalho harmônico, com os vereadores na aprovação e apresentação de proposições que estejam sempre a favor do povo anchietense.
“Sei que a caminhada é longa e sei também que temos muito a fazer durante este novo Biênio 2023/2024, mas acredito que todos nós desta Casa Legislativa tem um objetivo em comum, principalmente no que se diz respeito em legislar e defender a nossa população”, afirmou Renan.
Presente na cerimônia, Renan fez questão de falar de seu pai, Fefeu, ex-vereador do município, ao qual, segundo o presidente, foi com quem aprendeu a fazer política desde cedo.
“Meu professor, meu exemplo, me colocou neste mundo político, me orientou em diversas caminhadas, não foi fácil em 2012, 2016 e em 2020 conseguimos com êxito ser eleito e ter sido o segundo vereador mais votado município”, agradeceu ao pai.
Os vereadores da Mesa Diretora também discursaram. A vereadora e secretária, Marcia Assad, agradeceu a presença de todos, dos familiares dos vereadores presentes e do seu esposo ex-prefeito de Anchieta, Marquinhos Assad.
Marcia disse que este é um momento muito importante da Câmara, elogiou o ex-presidente Edson Vando e parabenizou ao novo presidente pela coragem tendo proposta mais assertivas para o bem da sociedade de Anchieta. Ela ainda declarou que aceitou colocar o seu nome na chapa vencedora porque acredita no objetivo do presidente para o bem da população e que tem certeza que não vai se arrepender.
“O senhor terá muitos desafios e o primeiro dele será a reforma da estrutura física da Casa Legislativa. O vereador ex-presidente, Edson Vando, repassou o recurso de R$ 1,7 Milhão em 2021 para o Poder Executivo, um ano se passou e a reforma não aconteceu, e agora este desafio está em suas mãos. Conte comigo presidente, Renan Delfino, tenho certeza que irá conduzir os trabalhos de forma coerente porque é necessário que seja assim”, afirmou Marcia.
O vereador vice-presidente, Pablo Florentino, em seu discurso se emocionou ao lembrar da canção apresentada na solenidade, agradeceu a todos, principalmente aos vereadores pela oportunidade de estar na Mesa. “Essa tarefa não será fácil, mas tenho certeza que os vereadores estarão nos apoiando”.
Pablo ainda saudou a presença de seus familiares e afirmou que todas as demandas defendidas na Casa pelos vereadores, não depende somente dos vereadores e sim de outros órgãos, de outras partes, e que espera a compreensão de todos.
A convite do Presidente o ex-prefeito, Marquinhos Assad, também usou da palavra e em seu discurso agradeceu ao presidente pela oportunidade, cumprimentou aos ex-presidentes e vereadores, lembrou de sua época e dos vereadores em que também foi vereador por três mandatos e presidente da Casa, destacou o trabalho de sua esposa, Marcia Assad, junto aos vereadores e admitiu a dificuldade que é administrar uma Câmara de Vereadores.
“É difícil conduzir uma Câmara de Vereadores, principalmente no Município de Anchieta que é um povo que está politizado, principalmente com a inovação e expansão das redes sociais. Os vereadores devem levantar uma única bandeira que é a do povo de Anchieta”, finalizou Marquinhos.
Os vereadores Rodrigo Semedo e Professor Robinho estiveram ausentes na Sessão Solene de posse. O pastor Jamil Quinteiro foi convidado para fazer a leitura da bíblia.
Foram registradas as participações na solenidade do Secretário Municipal de Governo, Flávio Simões; do Secretário Municipal de Pesca, Júlio Santana; do ex-deputado Estadual, Almir Vieira; do ex-prefeito de Anchieta, Marcus Assad; do Vereador Renato Lorencini; do Secretário de Fazenda do Município de Iconha, Adson Nogueira; do vereador ex-presidente da Câmara Municipal de Iconha, Vitor Caprini; dos representantes da Samarco, Alison Dovernek e Lídia; e a imprensa se fez presente na pessoa do jornalista Fabiano Peixoto.
Um grande público estive presente, entre eles vários líderes comunitários, religiosos e políticos, dentre esses ex-vereadores e secretários municipais, servidores, Assessores e familiares.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: Fabiano Peixoto \\ Capixaba News)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)