Desfile Cívico-Militar volta a marcar o aniversário de Guarapari

Após anos de ausência, Guarapari volta a celebrar seu aniversário com o tradicional Desfile Cívico-Militar, que reunirá forças armadas, escolas e bandas musicais em um grande ato de civismo e orgulho da nossa cidade. O evento acontece no dia 19 de setembro, data de fundação da cidade, a partir das 8h, na Orla da Praia do Morro. Estão confirmadas a participação da Marinha, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, além de representantes da sociedade civil. Também estarão presentes escolas municipais e quatro corporações musicais, que darão ritmo e emoção à celebração.

O prefeito Rodrigo Borges ressaltou a importância da retomada. “O desfile é um momento de união, pertencimento e valorização da nossa história. É uma celebração que fortalece o civismo e resgata tradições que marcam a identidade de Guarapari”.

Entre as bandas confirmadas está a Corporação Musical Costa e Silva (COMUCS), que retorna às festividades públicas após sete anos. Fundada em 1978, a COMUCS é considerada um dos maiores símbolos culturais da cidade, com trajetória de conquistas e pela formação cidadã de jovens músicos. Para o secretário de Cultura, Peterson de Castro, responsável pela organização do evento, o momento será especial.

“O desfile cívico-militar é um símbolo de respeito à nossa história e de fortalecimento da identidade cultural de Guarapari. Estamos cuidando de cada detalhe para que a população viva um momento de emoção, orgulho e pertencimento. É uma oportunidade de reunir forças armadas, escolas, bandas e sociedade civil em um grande ato de celebração da cidade.”

A programação está sendo organizada em parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Comunicação, Turismo, e Assistência Social, com o objetivo de transformar o desfile em um marco de beleza, organização e valorização da cidade, reunindo estudantes, professores, profissionais da educação e instituições parceiras em uma grande festa cívica.

(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)

(INF.\FONTE: Prefeitura de Guarapari \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Guarapari \\ Divulgação)