Após uma intensa chuva que assolou o município de Vila Velha nos últimos dias, a Defesa Civil Municipal está em ação e realiza vistorias nas áreas consideradas de risco. Nesta terça-feira (23/01), as vistorias estão concentradas nas regiões 2 e 3 do município, como os bairros Dom João Batista, Cavarieri, Zumbi dos Palmares, entre outros bairros.
“O objetivo primordial das vistorias é assegurar que os moradores estão bem e mitigar os riscos associados aos efeitos da chuva intensa. Estamos realizando uma análise técnica e observando se houve alguma movimentação de massa ou de bloco. O intuito é preservar a integridade das comunidades das áreas de risco”, explica o diretor Operacional da Defesa Civil, Gilvandro Pinto.
Desde o início das chuvas no final de semana, as equipes da Defesa Civil estão nas ruas. “Choveu muito em Vila Velha em curto espaço de tempo. Foram cerca de 50 milímetros em 30 minutos. Desde o início da chuva nossas equipes foram às ruas. Não tivemos nenhum acionamento, no entanto, nossas equipes se depararam com uma ambulância, que estava ilhada, em Cobi de Baixo. Os agentes ajudaram na remoção dessas pessoas da ambulância. Teve também uma situação em Novo México, onde a fiação estava caída na rua. O fio estava energizado e a nossa equipe acionou a EDP Escelsa”, ressalta o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo Dilsep.
A Prefeitura de Vila Velha, juntamente com a Defesa Civil, reforça seu compromisso com a segurança da população e está em constante monitoramento da situação para adotar as medidas necessárias.
Áreas de risco
Vila Velha possui o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) que tem mapeado, atualmente, 101 setores de risco geológico no município, sendo: 27 de Risco Médio (R2), 71 de Risco Alto (R3) e 03 de Risco Muito Alto (R4). Atualmente existem 1.430 pessoas que moram em áreas de risco (0,31% da população do município).
O Município de Vila Velha conta também com o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil – PMPDEC, que é atualizado todo ano. Esse plano é elaborado pelo Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil, composto pelas Secretarias Municipais. Em caso de desastre, o Comitê está pronto para realizar os trabalhos previstos e estabelecidos no PMPDEC.
Além disso, durante o ano, a Defesa Civil Municipal tem trabalhado na prevenção, que conta com o cadastro dos moradores das 101 áreas de risco do município. Também foram criados os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, que são formados por moradores das áreas de risco. Esses moradores são capacitados para ajudar nas ações de Proteção e Defesa Civil, principalmente, nas ações de prevenção.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Rúbia Medida \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Assessoria \\ Divulgação)