{EDADCC8D-EDB7-62B5-126E-7D6BBDEEA6AA}_650X450

Conselho de Saúde de Alfredo Chaves realiza a 11º Seminário de Controle Social

O absenteísmo é considerado um problema mundial no SUS, é um problema, devido ao grande número de usuários que aguardam atendimento, sendo a falta às consultas um prejuízo à gestão do sistema sendo um dos fatores que contribuem para o crescimento das filas de espera do atendimento.

O Conselho Municipal de Saúde de Alfredo Chaves(CMS), relizou na tarde desta quinta-feira (31/11), 11º Seminário de Controle Social.

Com o tema, “Absenteismo X Utilização de Recursos”, o evento na oportunidade relizou a eleição dos novos conselheiros para biênio 2023/2025, em atendimento a Lei Municipal nº 157/2007.
Dentre os presentes, a solenidade de abertura contou com a s presenças da presidente do CMS, Sandra Maria Calente; a secretária de Saúde do município, Silvia Ferreira; os vereadores Nilton Belmok e Adilson Rovetta, da assistente social, especialista em politicas públicas que palestrou sobre o tema, Samila Coelho Figueredo.

Representantes das categorias, usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e governo marcaram presença juntamente com os demais convidados “Primeiro gostaria de agradecer a presença de todas as categorias aqui representadas que como Conselho de Saúde nos apoiam e nos acompanham. Quero dizer que hoje é um momento muito importante e que o tema do nosso Seminário nos preocupa muito. Nos deixa muito triste e o usuário fica prejudicado, além do desperdicio de recurso público. O absenteísmo é considerado um problema mundial no SUS, é um problema, devido ao grande número de usuários que aguardam atendimento, sendo a falta às consultas  um prejuízo à gestão do sistema sendo um dos fatores que contribuem para o crescimento das filas de espera do atendimento. Existe todo um processo de acompanhamento e dedicação para que a vaga seja concedida prioritariamente. Esperamos que este assunto seja hoje aqui discutido com responsabilidade e consciência”, explicou a secretária de saúde.
A psicóloga aposentada e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Sandra abriu as falas destacando o seu respeito a todas as equipes de saúde representadas no evento que não somam esforços para destinar o máximo de cada em atenção e no cuidado. “Algumas falas já foram ditas, mas é importante neste momento trabalhar um tema de relevância nas gestões em saúde nas três esferas de governo e também vamos fazer a eleição do conselho. É uma prática do município aproveitarmos este momento  para discutir temas que está nos incomodando; e dentre tantos temas que nos preocupam, o absenteismo está mais que falando alto, ele está gritando. Então vamos usar este momento de eleição para renovar o conselho e aproveitamos também para fazer uma discussão coletiva com uma especialista na área. Bom dia e abrigada a todos”.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação )

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação )