Comerciantes têm prejuízo de 40% por causa de atraso em obras na Praia do Morro

Assim que as obras na orla da Praia do Morro, em Guarapari, começaram no segundo semestre deste ano, surgiram também as desconfianças. A pergunta recorrente foi: por que só agora iniciar uma obra que é necessária há décadas?

O questionamento é válido, considerando que o segundo semestre é tradicionalmente um período em que Guarapari recebe um grande número de turistas, devido aos feriados da Semana do Saco Cheio, Finados e, claro, à virada do ano.

Com o passar do tempo, moradores, comerciantes e turistas perceberam que a obra estagnou. Mais da metade da Avenida Beira Mar ainda está sem asfaltamento; a poeira toma conta dos comércios, e, em alguns pontos onde já foi aplicada uma camada de asfalto, é possível notar buracos causados pela chuva.

“É um absurdo iniciar uma obra desse porte tão próximo do verão e ainda atrasar. A maioria do comércio da Beira Mar está prejudicada. Nós, que trabalhamos com alimentos, enfrentamos a poeira e a falta de clientes. Nosso faturamento caiu pelo menos 40% em comparação ao mesmo período do ano passado”, lamentou um dos comerciantes afetados.

A reportagem do Portal 27 esteve na orla da Praia do Morro neste domingo (01) e conversou com vários comerciantes. Todos relataram prejuízos causados pelas obras e demonstraram receio de se identificarem.

A média de perdas gira em torno de 30% a 40%. Até mesmo quem trabalha nos banheiros públicos da orla percebeu a queda no movimento.  “O turista chega à praia e não consegue passar de carro por causa dos buracos e acaba indo para outra praia. Quem vai querer ficar em um lugar onde não pode chegar de carro nem comer algo por causa da poeira? Eles estão certos em procurar outros lugares”, disse um senhor de 65 anos, responsável por um dos banheiros da orla, que também se sente prejudicado. “Aqui o movimento caiu pela metade”, lamentou.

Enquanto as obras se arrastam, procuramos a prefeitura para saber se há um prazo para a conclusão e quais medidas estão sendo tomadas para minimizar os problemas causados pela poeira.

Resposta. Em resposta a nossa equipe a prefeitura disse o seguinte: “A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Obras (Semop), informa que a obra será concluída antes do início do verão. A iniciativa da obra visa fortalecer o turismo e preparar a cidade para receber cada vez melhor os visitantes e turistas. A água pluvial foi desviada para um riacho na Praia da Cerca. O investimento do município é de aproximadamente dois milhões e meio.”

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: João Thomazelli \\ Portal27)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)