Uma nova opção logística está transformando o mercado de veículos automotores no Brasil, impulsionado pelo excelente desempenho operacional obtido pelos terminais portuários de Vila Velha, ao longo de 2023. Prova disso é que, de janeiro a dezembro deste ano, os portos do município desembarcaram um total de 65.651 veículos elétricos, híbridos e à combustão, importados de diversos países, como China, Grã-Bretanha, Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá e Argentina.
Os números impressionam. Dos 65.561 carros importados pelos portos de Vila Velha ao longo deste ano, 37.930 carros são elétricos, 6.938 são híbridos e 20.783 possuem motor à combustão. Este surpreendente volume posicionou a cidade como referência nacional em importação de automóveis elétricos no Brasil.
Em 2023, houve um aumento significativo nas operações portuárias no município devido ao mercado automotivo. Em um período de apenas quatro meses, de agosto a novembro, 23.748 veículos 100% elétricos desembarcaram em Vila Velha. Esses automóveis, fabricados principalmente na China – pelas montadoras BYD e GWM -, foram trazidos ao Brasil pelos modernos navios da Cosco Shipping, um dos maiores estaleiros navais do mundo.
O Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) reportou um crescimento impressionante de 70% nas importações de veículos elétricos da China, comparado ao mesmo período do ano anterior. Esses veículos têm desembarcado nos terminais portuários de Vila Velha, operados pela VPorts (antiga Codesa), como Capuaba, Atalaia, Paul, Peiú e Log-in.
“Desde julho, as embarcações da nova frota verde da Cosco têm estabelecido uma linha direta com o Brasil, partindo do Porto de Taicang, na China, e chegando diretamente aos portos de Vila Velha após 41 dias de navegação ininterrupta, sem necessidade de transbordo”, lembrou o prefeito Arnaldinho Borgo, que fez questão de participar da solenidade de recepção ao navio “Green Kemi”, no dia 18 de julho, quando a linha direta de transporte marítimo entre China e Brasil foi inaugurada.
Já o mês de novembro foi marcado por um recorde financeiro nas importações de veículos elétricos e híbridos pelo complexo portuário de Vila Velha. As operações movimentaram negócios que chegam ao valor estimado de R$ 1,5 bilhão.
“Vila Velha se destaca no Brasil, cada vez mais, como a principal porta de entrada para veículos elétricos e híbridos no Brasil. E as projeções para 2024 são ainda melhores, pois indicam a importação de mais 150 mil automóveis desta categoria – de alto luxo e elevado padrão tecnológico – vindos da China. Isso comprova a grande vocação da nossa cidade para o comércio internacional e também para as operações logísticas e portuárias. São vocações que estamos explorando e desenvolvendo, juntamente com outras potencialidades nas áreas de turismo, logística, comércio, mercado imobiliário e outras”, conclui o prefeito Arnaldinho Borgo.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Cláudio Figueiredo)
(FT.\CRÉD.: Adessandro Reis \\ Divulgação)