Img 2023 M 02 FEV dia 16 - PMAnc Pets 1

Bem-estar animal ganha gerência na Prefeitura de Anchieta

Sinônimo de alegria e companheirismo, gatos e cachorros estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Mas, muitas vezes, eles são abandonados e passam a viver nas ruas, sujeitos a doenças e maus-tratos, além do descontrole populacional. Para estabelecer políticas públicas de bem-estar animal, a Prefeitura de Anchieta criou uma gerência específica.

A Gerência de Bem-Estar Animal (GOBEA) é subordinada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem o papel de criar e desenvolver políticas que melhorem as condições de vida dos animais, com especial atenção aos animais errantes, que vivem na rua.

A Secretaria de Meio Ambiente já vinha desenvolvendo um trabalho voltado ao controle populacional desde 2018, com o projeto PetDog, que continuará sendo executado como um dos projetos do Programa de Controle Populacional de Animais de Rua, com 180 cadelas castradas até o momento.

A GOBEA está estruturando a política de bem-estar animal baseada em cinco pilares: Controle Populacional; Legislação de saúde e bem-estar animal; Campanha de conscientização e mobilização social; Atendimento clínico aos animais errantes e de população em vulnerabilidade socioeconômica; Fiscalização e combate aos maus tratos.

Um dos projetos que compõem a política de bem-estar animal é a construção do Centro de Apoio aos Animais Errantes e Triagem de Animais Silvestres (CAAETAS), que se encontra na fase de elaboração de projeto de engenharia. O CAAETAS será um centro de referência para atendimento clínico e castrações de animais errantes e de população em vulnerabilidade socioeconômica, além de outras funções voltadas ao bem-estar animal.

PetDog recolhe tampinhas de plástico para reciclagem PetDog recolhe tampinhas de plástico para reciclagem

População

A estimativa da GOBEA é de que existam mais de dois mil animais de rua em Anchieta, considerando os animais semidomiciliados (que possuem um tutor, mas ficam nas ruas durante parte do dia). Além dos cães, há a incidência de colônias de gatos de rua.

Esses animais são vítimas do descaso humano, submetidos a vários tipos de sofrimento como fome, dor, agressão, atropelamentos, frio, entre outras formas de sofrimento. Por outro lado, podem ser vistos como um problema social e de saúde pública ao afetar a segurança dos moradores e disseminar algumas doenças.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom PMAnc \\ Gilberto Vieira)

(FT.\CRÉD.: AssCom PMAnc \\ Divulgação)