A embarcação, que está em Recife, entrou no mar nesta quinta-feira para os primeiros testes.
O primeiro barco que vai fazer parte do Sistema Aquaviário na Grande Vitória já está no mar e fazendo os últimos ajustes para ser enviado à Capital. A previsão é que a embarcação, que está em Recife, chegue ao Estado em até 15 dias.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o barco precisou passar por adaptações nos banheiros, pintura e espaço destinado para as bicicletas.
Damasceno disse ainda que a princípio o barco seria trazido via transporte terrestre, mas a logística acabou ficando complexa demais e optou-se para trazer pelo mar.
“Não é um barco que navega em alto mar, é uma viagem longa, mas estamos tomando todos os cuidados para que venha navegando”, contou.
Esse é o primeiro de três que estão sendo preparados para integrar o Aquaviário da Grande Vitória. A previsão é de que até o fim do ano o sistema, que será integrado ao TRANSCOL, esteja funcionando.
Outros dois barcos estão em fase de preparação. Eles estão em Valença e Porto Seguro, na Bahia. “Estão sendo feito os últimos ajustes para que até o final do ano estejam em funcionamento”, disse Damasceno.
Entenda:
O sistema de Aquaviário da Grande Vitória deve ser entregue até o final deste ano. O investimento nas obras é de R$ 5,9 milhões na construção das quatro estações.
A Estação de Porto de Santana é a que está com as obras mais adiantadas. Na Prainha, a edificação está em fase de acabamento e na Praça do Papa, a fundação foi concluída e já foi iniciada a construção da edificação.
Já a estação da Rodoviária está em fase final de aprovação de projetos devido a mudança de local.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: ES 360 \\ Josué Oliveira)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)