Já está na reta final a construção do muro de arrimo localizado na avenida Senador Robert Kennedy, em São Torquato, ao lado do viaduto que fica acima dos trilhos. Há anos o local não recebe infraestrutura para conter a grande erosão provocada pela ação do tempo e águas das chuvas.
O novo muro servirá como uma estrutura de estabilização do talude, evitando a movimentação do solo e garantindo que a sapata da edificação no topo do barranco mantenha-se estável. O investimento, de R$138 mil, vai erguer o muro de 15 metros de comprimento e sete metros de altura.
O novo muro foi projetado com tubos de infiltração, para que a água do solo seja recolhida e também como forma de liberar a pressão adicional que é criada pela água acumulada. Assim, é possível a drenagem do fluxo de água que está sendo contido.
A estrutura terá capacidade para aguentar a intensidade das águas pluviais, dando vazão e direcionamento de forma correta. Para a construção do novo muro, a Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes optou pela construção do muro de pedra argamassada, que consiste na colocação de pedras intertravadas e argamassa, provocando mais rigidez no muro. Os tubos fornecem alívio de pressões na estrutura de contenção.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom PMVV \\ Angela Bezerra)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMVV \\ Divulgação)