Em Anchieta, professores da Rede Municipal de Educação estão se mobilizando para uma paralisação seguida de manifestação, no próximo dia 22 de agosto, de 8h30 às 11h30, em frente à Prefeitura Municipal. O professores querem o cumprimento do piso nacional da categoria e o pagamento retroativo das progressões do plano de carreira dos servidores municipais.
A insatisfação do magistério inclui ainda a falta de materiais de trabalho e o tratamento desigual entre os servidores efetivos e aqueles contratados (DTs), que recebem um valor menor do tíquete alimentação.
A paralisação conta com apoio do principal sindicato da categoria, o Sindiupes, bem como do Sindisaúde, que emitiu uma nota de apoio ao movimento. O Sindicato dos Servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal (Sifa) também deve se posicionar a favor da paralização, conforme apurou a reportagem do Portal de Notícias 24 Horas.
Uma das líderes do movimento, a professora Leide Morais, coordenadora do Sindiupes em Anchieta, reforça a necessidade de adesão dos profissionais da educação à reivindicação dos direitos da categoria. “Este é um momento significativo para a educação no município, com a comunidade escolar se unindo para lutar por melhorias nas condições de trabalho e nos direitos dos profissionais da educação”, observou a professora.
Principais pautas dos professores:
Cumprimento do plano de carreira do magistério, com pagamento das progressões atrasadas
Respeito ao piso nacional da Educação (Lei 11.738/08)
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Portal de Notícia 24HRS)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)