O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Anchieta, Bruno Rediguieri, dá dicas de guarda responsável para tutores de pet. Segundo ele, antes de adotar um animal é fundamental garantir o bem-estar e a qualidade de vida desse animalzinho.
O profissional explica que os cuidados com a saúde dos animais impactam diretamente na nossa saúde, já que mais de 60% das doenças infecciosas das pessoas têm origem em animais, as chamadas zoonoses. “Na verdade, os animais, os seres humanos e o meio ambiente onde vivemos estão totalmente interligados. É o que conhecemos como saúde única”, disse.
Bruno recomenda diversos cuidados, entre eles, que os animais não tenham acesso livre à rua (sob risco de adoecerem e sofrerem acidentes) e sejam castrados antes do primeiro ano de vida, evitando assim, a superpopulação de animais nas ruas, um grande problema da humanidade atual. “Além disso, procure sempre o atendimento de um médico veterinário, para manter a vacinação de seus bichos em dia e realizar exames de rotina”, defende.
Para sanar dúvidas ou problemas relacionados às zoonoses, o CCZ é o órgão público, com serviço gratuito, destinado a identificar casos de zoonoses e evitar a disseminação destas doenças a outros animais e, principalmente, aos seres humanos.
Tel.: CCZ Anchieta (28) 3536-3885.
DA REDAÇÃO \\ Gutemberg Souza)
(INF.\FONTE: AssCom PMAn \\ Dirceu Cetto)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMAn \\ Divulgação)