A premiação foi pela capacidade da associação inovar no uso de materiais, fomentar a economia criativa e o empoderamento feminino, além de expandir duas práticas em outras comunidades.
Sustentabilidade e empoderamento feminino. Esses são os principais objetivos da Associação Artesanato Mãe-Bá, agraciada na manhã de ontem (22) com o primeiro lugar na categoria Empresas da 13ª edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2024. A cerimônia de premiação aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim.
O reconhecimento destaca o trabalho inovador da associação, que fica localizada no bairro Mãe-Bá, em Anchieta. O trabalho une artesanato, sustentabilidade e empoderamento feminino, promovendo impacto positivo tanto na preservação ambiental, quanto no desenvolvimento econômico local.
A sede da associação funciona em um imóvel da Prefeitura de Anchieta, cedido para a entidade. O trabalho do grupo se destaca por integrar práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva, promovendo o manejo responsável dos recursos naturais, além de contribuir significativamente para o empoderamento feminino através da geração de renda e inclusão social. As integrantes produzem bolsas, peças decorativas, luminárias, colares, entre outros objetos comercializados nacionalmente e para outros países.
Conforme a coordenada, Carmelita Furlan, a associação é composta por um grupo de mulheres que se dedicam à produção de peças artesanais utilizando fibras naturais e técnicas sustentáveis, preservando a tradição local. A principal matéria-prima utilizada é a fibra de taboa, vegetal que cresce na lagoa de Mãe-Bá, a segunda maior do Estado.
“Este prêmio é de todos que acreditam neste projeto, de mulheres e homens que, através deste trabalho riquíssimo, buscam inclusão e sustentabilidade, não só para esta comunidade, mas para todos que quiserem estar conosco. O prêmio é de todos”, comentou emocionada Furlan durante a cerimônia de premiação.
Estiveram presentes na solenidade a presidente e outras representantes da associação, além do prefeito e vice-prefeito eleitos, Leonardo Abrantes (Léo Português) e Renato Lorencini.
O Prêmio Biguá de Sustentabilidade, instituído pela TV Gazeta Sul, valoriza iniciativas que promovem a preservação dos recursos naturais e estimulam atitudes sustentáveis.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Dirceu Cetto \\ PMA)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)