O Núcleo Margaridas é um centro de referência de atendimento às mulheres em situação de violência. O serviço que no corpo técnico conta com assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais, é ligado à Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo (SEDH).
Em comemoração aos 16 Dias de Ativismo sobre um tema muito importante para a sociedade, o Cras do município em parceria com o Núcleo Margaridas reuniu na última quarta-feira (30/11), os grupos de mulheres atendidas por programas assistenciais e projetos da rede para mobilizar e orientar mulheres sobre os tipos de violações e ameaças à integridade física e moral, bem como as formas de pedir ajuda especializada.
A roda de conversa coordenada pela equipe do Núcleo Margaridas pautou sobre a abrangência do novo espaço de atendimento, desde o objetivo, as formas de acesso, os canais de atendimento, dentre outras instruções e incentivos, a fim de contribuir para a erradicação de toda forma de violência contra as mulheres nos municípios capixabas.
Núcleo Margaridas: Trata-se de um centro de referência de atendimento às mulheres em situação de violência. O serviço que no corpo técnico conta com assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais, é ligado à Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo (SEDH), em execução por meio de parceria com o Instituto Gênesis.
As sedes foram implantadas por região e Alfredo Chaves está inserido na Microrregião Litoral Sul juntamente com os municípios de Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Piúma.
A campanha: “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e dos poderes públicos. Desde sua primeira edição, em 1991, o já conquistou a adesão de cerca de 160 países.
Mundialmente, o movimento tem início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se estende até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Espírito Santo, a mobilização anual reúne diversos setores públicos e organizações no enfrentamento da violência.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom PMACh \\ Luziane Souza)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMACh \\ Divulgação)